• Matéria: Artes
  • Autor: Maynara1999
  • Perguntado 5 anos atrás

Escreva sobre noção de cultura nos dias atuais e uma característica dessa noção de cultura.​

Respostas

respondido por: thaissuam
2

Resposta: A globalização permite que o mundo se conecte, possibilitando comunicar-se e estar por dentro da cultura, eventos ou comunidades de outras partes do mundo. A globalização, então exerce grande influência sobre a cultura e formas de produzir cultura. Refletindo neste ponto sobre a cultura individualista, em detrimento ao coletivo, as redes sociais e os impactos da globalização, podemos notar que  apesar de permitir ao indivíduo integrar-se a variadas comunidades, contribui também para a fragmentação do eu, o sujeito adota variadas identidades de modo a adequar-se melhor a cada uma dessas comunidades, sem no entanto criar ligações mais estreitas. As relações nas comunidades tecnológicas são estabelecidas na semelhança, o que estabelece nas relações atuais a incapacidade de lidar com o diferente, com as frustrações e visões divergentes, resguardam as pessoas da sensação de solidão advinda da dificuldade de relacionar-se ou o medo de ser julgado, potencializa com isto a rigidez e dificuldade da pessoa em relações, não só presenciais, mas até mesmo em conflitos na internet, deixando qualquer um que discorde a um passo da exclusão ou bloqueio. Neste sentido a própria liquidez das relações apontada por Bauman pode ser compreendida como um sintoma da exacerbada valorização do eu e do individualismo, descartando tudo aquilo que não se é do agrado, incluindo as relações.

A sociedade e seu modelo capitalista atualmente produzem uma cultura consumista, nossa sociedade tornou-se a sociedade que consome em excesso e produz lixo em demasia. Uma forte característica a ser destacada nessa noção de cultura é a neofilia. Vivemos em uma sociedade líquida, inseridos no contexto de uma cultura consumista que nos incita constantemente a buscar o novo para estar à frente e possuir status. Neste modelo de sociedade, a neofilia é encorajada, pois fomenta um maior consumo em diversas facetas, através de características como rejeição pela rotina, a pessoa demonstra determinada necessidade de experimentar novas coisas que lhe proporcionem sensação de bem estar, sentir-se vivo, já que caem no tédio facilmente.

Explicação: A identidade cultural na pós-modernidade, distingue as diferentes experiências de identidade em 3 momentos: a identidade do sujeito no Iluminismo, seguido da identidade do sujeito sociológico e finalizada pela identidade do sujeito no pós modernismo. Na primeira trazendo o conceito pensado sobre o eu, sobre um sujeito único, completo, pautado sobre a razão e sobre uma ótica individualista. No segundo trata-se de um indivíduo que considerava importante a sua relação com o mundo como sendo também produtor e influenciador na construção da identidade. E por fim, a terceira que surge do enlace das anteriores, não apresentando uma identidade propriamente fixa, mas sim sendo constantemente renovada a partir das considerações e influências cotidianas contidas nas relações. Sobre as consequências advindas da globalização vale considerar dois pesos importantes e igualmente contraditórios onde, com a evolução da globalização podemos ter a extinção de culturas que são menores perante a sociedade, contra pondo que igualmente também poderemos desenvolver a ascensão de culturas dispostas como maiores. Na primeira cedemos espaço para as culturas já prevalecentes, na segunda fortalecemos culturas permanentemente dominantes. Ampliando a ótica dentro de um contexto prático para o profissional psicólogo, se faz de fundamental importância compreender estas separações fenomenológicas. Como o sujeito se entende, se enxerga no mundo, a qual tipo de cultura ele se vê inserido, e demais relacionados, são de total influência para compreender a sua identidade.


Maynara1999: Obrigada
Perguntas similares