(Unioeste 2012) “É no plano político que a Razão, na Grécia, primeiramente se exprimiu, constituiu-se e formou-se. A experiência social pode tornar-se entre os gregos o objeto de uma reflexão positiva, porque se prestava, na cidade, a um debate público de argumentos. O declínio do mito data do dia em que os primeiros Sábios puseram em discussão a ordem humana, procuraram defini-la em si mesma, traduzi-la em fórmulas acessíveis a sua inteligência, aplicar-lhe a norma do número e da medida. Assim se destacou e se definiu um pensamento propriamente político, exterior a religião, com seu vocabulário, seus conceitos, seus princípios, suas vistas teóricas. Este pensamento marcou profundamente a mentalidade do homem antigo; caracteriza uma civilização que não deixou, enquanto permaneceu viva, de considerar a vida pública como o coroamento da atividade humana”.
Considerando a citação acima, extraída do livro As origens do pensamento grego, de Jean Pierre Vernant, e os conhecimentos da relação entre mito e filosofia, é incorreto afirmar que
Escolha uma opção:
a. os filósofos gregos ocupavam-se das matemáticas e delas se serviam para constituir um ideal de pensamento que deveria orientar a vida pública do homem grego.
b. ainda que o pensamento filosófico prime pela racionalidade, alguns filósofos, mesmo após o declínio do pensamento mitológico, recorreram a narrativas mitológicas para expressar suas ideias; exemplo disso e o “Mito de Er” utilizado por Platão para encerrar sua principal obra, A República.
c. a discussão racional dos Sábios que traduziu a ordem humana em fórmulas acessíveis a inteligência causou o abandono do mito e, com ele, o fim da religião e a decorrente exclusividade do pensamento racional na Grécia.
d. a política, por valorizar o debate publico de argumentos que todos os cidadãos podem compreender e discutir, comunicar e transmitir, se distancia dos discursos compreensíveis apenas pelos iniciados em mistérios sagrados e contribui para a constituição do pensamento filosófico orientado pela Razão.
e. a atividade humana grega, desde a invenção da política, encontrava seu sentido principalmente na vida pública, na qual o debate de argumentos era orientado por princípios racionais, conceitos e vocabulário próprios
Respostas
Resposta:
C
Explicação:
O nascimento da filosofia não significou o abandono absoluto dos mitos, que continuaram presentes tanto na cultura Grega quanto em obras filosóficas, como recursos de argumentação, como bem apresenta a alternativa [E].
É incorreto afirmar que para Jean Pierre Vernant, a relação entre mito e filosofia: c. a discussão racional dos Sábios que traduziu a ordem humana em fórmulas acessíveis a inteligência causou o abandono do mito e, com ele, o fim da religião e a decorrente exclusividade do pensamento racional na Grécia.
Do mito a filosofia
O surgimento da filosofia foi um processo histórico gradual e necessário, que ocorreu simultaneamente em muitas regiões. Longe das explicações extraordinárias, homens sábios consolidaram a vida em comum, através do comércio e intercâmbio de conhecimentos, entre muitas culturas antigas.
Portanto, muito dos mitos ainda persistiram em argumentos filosóficos, não sendo prontamente abandonado pelos gregos e por outros povos, nas obras filosóficas do período Antigo.
Bons estudos!
Aprenda mais sobre Do mito a filosofia em: brainly.com.br/tarefa/1956438
#SPJ2