• Matéria: Português
  • Autor: kellyh384p7hndc
  • Perguntado 5 anos atrás

Meditações sobre o mal
[...] Todo homem - na particularidade de sua trajetória - vive situações que se convertem em problemas morais. Para resolvê-los, analisa as possibilidades, pondera os efeitos das possíveis condutas, formula juízos e acaba decidindo. Afinal, é preciso viver. [...]
Mas quando pretendemos que nossos juízos tenham validade que transcenda a sua particularidade e possam valer para qualquer situação semelhante, para qualquer caso, passamos da prática para uma teoria da prática, do pessoal para o impessoal, do particular para o genérico, da ação para uma filosofia da ação, da moral para a ética. Dessa forma, propõe-se que a ética seja uma teoria - ou uma ciência - da moral. Ou esta última, objeto da primeira. Por isso, os códigos de exercício profissional bem como os desta ou daquela organização não são denominados códigos de moral, mas de ética. Porque pretendem valer para qualquer um que atue nesses espaços. [...]

2) leia e releia este texto. em seguida, reescreva-o em forma de dissertação argumentativa.​

Anexos:

joaoluizcostap: ta meio dificio le
joaoluizcostap: eu to no pc
joaoluizcostap: a foto esta de lado ;-----;
kellyh384p7hndc: vou editar a pergunta
joaoluizcostap: AÍ SIM
joaoluizcostap: tô lendo aq
joaoluizcostap: achei isso aí
joaoluizcostap: é a mesma pergunta que ce perguntou

Respostas

respondido por: joaoluizcostap
20

Um texto de dissertação argumentativa é aquele em que defendemos uma ideia, opinião ou ponto de vista, procurando fazer com que o leitor acredite nele.

Fonte: Portal Como fazer boa redação.

Explicação:

Quando você "argumenta" com a sua mãe tentando convencê-la a fazer aquilo que você quer.... nada mais é que uma "dissertação argumentativa".

Porque você está usando a sua ideia, opinião e ponto de vista para convencê-la a acreditar que, o que você está propondo é o "melhor negócio".

Os textos argumentativos podem apresentar em 4 tipos:

- Argumento de Autoridade: aquele que se apoia no conhecimento de um especialista.

Exemplo: De acordo com Chiavenato, a administração é uma ciência social.

O que eu quero nesse argumento, afirmar que a fala não é minha mas de um alguém que é especialista naquela área.

- A Comprovação pela Experiência ou Observação:   é fundamentada na documentação com dados que comprovam ou confirmam sua veracidade.

Exemplo: quando faço uso de informações de documentos científicos, como dados publicados pelo IBGE, de mapa oficiais, etc.

- A Fundamentação Lógica: quando o texto se baseia em causa e efeito, consequência e causa.

Exemplo: quando apresento uma situação e em seguida procuro justificar possíveis fatos que possa ter gerado aquela situação.

Observe esta frase a seguir:  "Ao se admitir que a vida humana é o bem mais precioso do homem, não se pode aceitar a pena de morte, uma vez que existe sempre a possibilidade de um erro jurídico que, no caso, seria irreparável”.

====>O texto apresenta a característica da vida humana como algo precioso do homem e da possibilidade de erros jurídicos para assim, como "argumento lógico",  justificar que não seria viável a aplicação da pena de morte.

– Argumento de consenso: é um texto que não há necessidade de um referencial teórico, isto é, não precisamos citar uma fonte de confiança porque é um assunto que já é debatido e de conhecimento de todos e o "argumento" apresentado, há um consenso de todos.

Exemplo:   “O investimento na Educação é indispensável para o desenvolvimento econômico do país”.

===> Observe o texto de exemplo, é de consenso de todos que tudo muda se há um processo de qualidade na educação, inclusive o desenvolvimento econômico do país.

Assim, desejo a você bons estudos e uma excelente produção de sua dissertação argumentativa!!!

respondido por: larissamagrani
9

O texto relata sobre as questões ética e morais próprias do ser humano.

Reescrevendo o texto em forma de dissertação argumentativa:

  • Na filosofia da moral e os estudos éticos, há uma preocupação com o homem e como ele se relaciona com os valores e com os princípios sociais que os cerca.

  • Desse modo, pergunta-se como a ética reflete em suas ações voltadas para a sociedade.

  • O homem pode agir de acordo com o seu desejo ou a sua necessidade. Pode, também, agir em prol da vida virtuosa e dos limites, mas pode agir conforme o seu dever como cidadão e pessoa.

  • Como o ser humano é múltiplo, suas atitudes podem ser éticas, morais, antiéticas ou imorais, quando não são padronizadas em sentido valorativo ou em sentido de ações multifacetadas.

Saiba mais sobre ética e moral em: brainly.com.br/tarefa/43602874

Anexos:
Perguntas similares