• Matéria: Direito
  • Autor: sandraliadornelas15
  • Perguntado 5 anos atrás

Tamanhos dos bíceps e tríceps dos movimentos Contração e Relaxamento


sandraliadornelas15: pls pls pls pls PRESISO DISSO AGORA PLS

Respostas

respondido por: Glauuuuu
1

Resposta:

O sistema muscular é o sistema formado pelo conjunto dos músculos do nosso corpo. Eles correspondem a cerca de 50% do peso total do nosso organismo, e a contração dessas estruturas é responsável por diversas funções, dentre as quais podemos destacar a movimentação.

Funções dos músculos

O sistema muscular atua na movimentação do nosso corpo.

O nosso corpo é uma máquina complexa que apresenta diversos sistemas integrados trabalhando juntos para garantir a nossa sobrevivência. Dentre esses sistemas, destaca-se o muscular, que está relacionado com funções importantes do corpo. Confira algumas de suas principais funções:

Garantem a movimentação do corpo.

Promovem a estabilização das posições corporais.

São responsáveis pela movimentação do sangue pelo organismo, dos alimentos pelo sistema digestório e da urina pelo sistema urinário.

Garantem a realização dos movimentos respiratórios.

Tipos de músculos

O corpo humano é formado por três tipos musculares diferentes: o estriado esquelético, o estriado cardíaco e o não estriado. Os músculos estriados esqueléticos estão normalmente associados ao sistema esquelético e possuem apenas movimentação voluntária, ou seja, sua contração é consciente. O termo estriado está associado ao fato de que esses músculos apresentam bandas claras e escuras, que se dispõem de maneira alternada quando observadas em microscopia óptica.

Os músculos estriados cardíacos, como o próprio nome indica, são exclusivos do coração. Eles possuem aparência estriada, como o esquelético, mas apresentam contrações involuntárias e vigorosas.

Os músculos não estriados, por sua vez, apresentam contração involuntária e lenta e são encontrados no sistema digestório e respiratório, bem como em algumas estruturas ocas, como a bexiga urinária e o intestino delgado. Uma de suas características mais marcantes é a ausência de estriações, o que é observado nos outros tipos musculares.

 

Observe os três tipos de tecidos musculares que formam os músculos.

Observe os três tipos de tecidos musculares que formam os músculos.

 

Características dos tecidos musculares

Característica

Tecido muscular estriado esquelético

Tecido muscular estriado cardíaco

Tecido muscular não estriado

Células

Células cilíndricas longas, multinucleadas e com estriações

Células alongadas e ramificadas, com apenas um ou dois núcleos e estriações

Células fusiformes, com um único núcleo e sem estriações

Contração

Voluntária

Involuntária

Involuntária

Localização

Ossos

Coração

Sistema digestório, bexiga, artérias e outros órgãos internos

 

Contração dos músculos esqueléticos

O corpo humano possui mais de 600 músculos esqueléticos, que apresentam contração voluntária. Esses músculos são formados por células alongadas e multinucleadas, as quais são chamadas também de fibras musculares. Uma das características marcantes desse tipo de tecido muscular é a presença de estriações transversais.

As fibras musculares possuem filamentos de miosina e actina, que são proteínas com capacidade de contração. A actina e algumas outras proteínas que estão associadas formam os chamados filamentos finos. Já a miosina forma os filamentos espessos. Os filamentos finos e espessos alternam-se, formando bandas claras e escuras.

Observe a estrutura de um sarcômero.

As bandas claras são formadas por filamentos finos e recebem a denominação de bandas I. São chamadas assim porque são isotrópicas ao microscópio de polarização. As bandas escuras são chamadas de bandas A, pois são anisotrópicas ao microscópio de polarização e caracterizam-se pela presença de filamentos finos e também espessos.

No centro da banda I há uma linha escura, denominada linha Z. Ela delimita o sarcômero, o qual é formado por duas metades de bandas I e uma banda A central. No centro da banda A, temos a banda H, uma região mais clara em que somente filamentos de miosina são encontrados.

Na contração muscular ocorre o encurtamento dos sarcômeros e, consequentemente, de toda a fibra. Durante a contração, observa-se uma sobreposição dos filamentos de actina aos de miosina, o que deixa as bandas I e H mais estreitas. Para aprender mais sobre esse processo, não deixe de ler nosso texto: Contração em músculos esqueléticos.

Espero ter ajudado!


sandraliadornelas15: vc não fez o que eu pede só precisava dos tamanhos
Glauuuuu: ata
Perguntas similares