• Matéria: História
  • Autor: maria830
  • Perguntado 9 anos atrás

Que relação podemos estabelecer entre o crise de 1929 e a ascensao dos regimes totalitarios

Respostas

respondido por: makmorales
134

A relação da crise de 1929 e a ascensão dos Regimes Totalitários é que por afetar a economia mundial, surgiu na Europa um imenso estado de insatisfação social com o status vigente, dando espaço para aqueles com promessas de solução fáceis e radicais.

O fascismo italiano é um exemplo disso, pois Mussolini utilizou-se do caos e pobreza que havia na Itália para introduzir as suas ideias e teorias radiciais, conquistando seguidores através da grande insatisfação que eles sentiam com suas vidas e o país, no geral.

A crise de 1929 também impulsionou a ascensão dos Regime Totalitário Nazista, sendo que Hitler agiu um tanto quanto diferente de Mussolini: ele culpabilizou os judeus por todos os problemas da Alemanha.

Para mais sobre o Nazismo, visite:

https://brainly.com.br/tarefa/7851800

Anexos:
respondido por: eduardospagnolo
6

A relação que podemos estabelecer entre a crise de 1929 com a ascensão dos regimes totalitários é a crise econômica em diversos países e o sentimento de desunião e humilhação em alguns países europeus.

Ascensão dos Regimes Totalitários

A crise nos países europeus que tiveram a ascensão de regimes totalitários, como a Alemanha e a Itália, já estava em grande escala antes da Crise de 1929, em decorrência do Tratado de Versalhes.

Com o Tratado, os países tiveram que pagar altas indenizações aos países vencedores e foram vistos obrigados a fechar grandes fábricas, o que juntamente a Crise de 1929, gerou um desemprego em massa. O sentimento do povo era de desunião e humilhação.  

Em contrapartida, os países que não estavam no mercado capitalista se viram em grande crescimento, como a União Soviética.

Com a Revolução Russa e o crescimento soviético, grupos de extrema direita começaram a se sentir ameaçados que o mesmo poderia acontecer em seus países e tomaram medidas totalitaristas, anti liberalistas e ultra nacionalistas.

Os ditadores Adolf Hitler e Benito Mussolini usaram a estratégia da "ameaça comunista" e o combate a eles, na intenção de criar um inimigo em comum para o povo se unir e derrotá-lo.

Saibda mais sobre "Crise de 1929" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/35799327


#SPJ3

   

Anexos:
Perguntas similares