• Matéria: História
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 5 anos atrás

faca uma pesquisa sobre um mito indígena brasileiro ...
tem que ser entre 25 a 30 linhas.​

Respostas

respondido por: laudiceiadecastrocas
2

Resposta:

Diversos povos indígenas habitavam o Brasil muito tempo antes da chegada dos portugueses em 1500. Cada povo possuía sua própria cultura, religião e costumes. Viviam basicamente da caça, pesca e agricultura. ... - A religião indígena era baseada na crença em espíritos de antepassados e forças da natureza

Explicação:

espero ter ajudado

respondido por: jacquelorena735
5

Resposta:

Os mitos podem ser definidos como narrativas orais que contêm verdades consideradas fundamentais para um povo (ou grupo social). São histórias que contam como as coisas chegaram a ser o que são e como as divindades, os homens, os animais e as plantas se diferenciaram

O contato dos povos indígenas com comunidades próximas tornou algumas destas lendas conhecidas, de modo que foram absorvidas pela cultura regional brasileira, como a lenda amazônica do boto cor-de-rosa, que gosta de seduzir e namorar as moças incautas às margens dos igarapés.

Uma das lendas indígenas mais conhecidas é a da Caipora. O ser é descrito como um índio de pele escura e que se move muito rápido. Seu corpo é coberto de pelos e aparece, geralmente, sem roupas.

Derivado da mitologia tupi-guarani, a palavra Caipora vem do tupi "caapora" , ou seja, habitante do mato. Em algumas regiões o ser é considerado primo do Curupira. 

Diz a lenda que a Caipora é o rei dos animais da floresta e que faz acordos com caçadores sobre suas caças. Aqueles que não respeitam esse acordo é morto pela Caipora.

Ele se move em cima de um porco do mato e carrega consigo uma vara. Acredita-se ainda que a Caipora não gosta de claridade, por isso, para se proteger, os índios andavam com fogo a noite.

Explicação:

ta bom assim?


jacquelorena735: nao sei se era isso mas se nao for desculpa
jacquelorena735: tentei ajudar
Anônimo: tudo bem,obg assim msm:))
Perguntas similares