"Não é o homem um mundo pequeno que está dentro do mundo grande, mas é um mundo grande que está dentro do pequeno. Baste por prova o coração humano, que sendo uma pequena parte do homem, excede na capacidade a toda a grandeza do mundo. (...) O mar, com ser um monstro indômito, chegando às areias, para; as árvores, onde as põem, não se mudam; os peixes contentam-se com o mar, as aves com o ar, os outros animais com a terra. Pelo contrário, o homem, monstro ou quimera de todos os elementos, em nenhum lugar para, com nenhuma fortuna se contenta, nenhuma ambição ou apetite o falta: tudo confunde e como é maior que o mundo, não cabe nele".
(Padre Antônio Vieira)
Observe as palavras indicadas no texto: "por"; "indômito"; "as"; "para". Identifique a alternativa que analise corretamente a classe gramatical destas palavras:
Respostas
respondido por:
37
resposta CORRETA E A LETRA -D
respondido por:
6
Resposta:
o caráter argumentativo típico do estilo barroco (século XVII).
Explicação:
O caráter argumentativo, com a função de convencer o ouvinte de suas ideias, é uma das principais características dos sermões de padre Antônio Vieira. Por meio de recursos como intensidade dramática, ênfase, amplificação, hipérboles e circunlóquios, o orador relacionava a realidade indígena aos textos religiosos, com objetivo de disseminar a fé cristã.
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás