9.- A Civilização Inca desenvolveu-se na região da Cordilheira dos Andes (América do Sul) nos atuais Peru, Bolívia, Chile e Equador. Fundaram no século XIII a capital do império: a cidade sagrada de Cuzco (Cusco). O imperador, conhecido por Sapa Inca, era considerado um deus na Terra. Sua cultura era muito rica, principalmente no que se refere à arte, intimamente ligada à ciência, à religião e ao cotidiano. Mais de dois mil anos antes da chegada dos conquistadores espanhóis, os incas já tinham uma cultura rica e própria, diferente das de outros povos pré-colombianos. São características da arte Inca:
a) A Arquitetura foi a forma de expressão social, política e ideológica de um dos povos pré-colombianos mais desenvolvidos. As grandes plataformas eram feitas de pedras e as paredes, de terra batida e depois revestidas por pedra talhada ou argamassa. A pedra foi o material primordial da escultura mas faziam em ouro e prata e, dos objetos feitos neste material, restaram poucos exemplares: canecas, jarras, pratos, talheres e enfeites domésticos, além de capacetes ornados, manoplas e brincos. Havia a produção de vários tipos de tecidos graças à facilidade de matéria-prima.. Os poucos murais pintados que se conservam surpreendem pelo realismo e a capacidade para transmitir sentimentos. É o caso dos vasos de Bonampak. A pintura era uma arte intermediária entre a escrita e a iluminura.
b) A ourivesaria também alcançou alto grau de desenvolvimento possuindo caráter funcional e ornamental. A prata era um dos metais mais apreciados para as peças suntuosas, embora se tivesse conhecimento de metais como o ouro e a preferência pela turquesa. Nessa arte, destacam-se também as facas de sacrifício. Na arquitetura, desenvolveram várias construções com enormes blocos de pedras encaixadas, como templos, casas e palácios. As pedras eram constituídas do mais puro granito branco e seus vértices eram esculpidos em diversos ângulos de tal maneira que os blocos se encaixassem perfeitamente uns nos outros sem a utilização de argamassa ou cimento e que o espaço entre um bloco e outro fosse impenetrável mesmo pela mais fina lâmina. A cerâmica que se destaca é a de Nazca por ser delicada e de finíssima espessura. Ela é conhecida mundialmente por utilizar cabeças humanas reduzidas e mumificadas. A pintura era uma arte intermediária entre a escrita e a iluminura.
c) A Arquitetura foi a forma de expressão social, política e ideológica de um dos povos pré-colombianos mais desenvolvidos. A arquitetura tem caráter cerimonial, o que proporcionou o surgimento de estruturas suntuosas. No litoral, os prédios eram construídos de adobe e, na região andina, de pedra. As grandes plataformas eram feitas de pedras e as paredes, de terra batida e depois revestidas por pedra talhada ou argamassa. As construções arquitetônicas incas, apesar da austeridade em relação às dos maias e astecas, não possuem hoje ornamentos esculpidos, o que se deve principalmente ao fato de os espanhóis terem extraído os trabalhos de escultura em ouro que revestiam as paredes dos aposentos internos. A ourivesaria também alcançou alto grau de desenvolvimento. A prata era um dos metais mais apreciados para as peças suntuosas, embora se tivesse conhecimento de metais como o ouro.
d) Na arquitetura, desenvolveram várias construções com enormes blocos de pedras encaixadas, como templos, casas e palácios. As pedras eram constituídas do mais puro granito branco e seus vértices eram esculpidos em diversos ângulos de tal maneira que os blocos se encaixassem perfeitamente uns nos outros sem a utilização de argamassa ou cimento e que o espaço entre um bloco e outro fosse impenetrável mesmo pela mais fina lâmina. Em destaque, as ruínas de Macchu Picchu. A pedra foi o material primordial da escultura mas faziam em ouro e prata também; a prata era bastante usada e restaram poucos exemplares: canecas, jarras, pratos, talheres e enfeites domésticos, além de capacetes ornados, manoplas e brincos. Havia a produção de vários tipos de tecidos graças à facilidade de matéria-prima como as lãs fornecidas pelas lhamas e alpacas. Destaque para a cerâmica de Nasca com cabeças reduzidas mumificadas. Não desenvolveram escrita.
Carioca173:
lkk
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
oyxdkysotskyskfstsid oystsitaursursurzjtz
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás