A Fisiologia é a ciência que estuda o funcionamento dos seres vivos. É o estudo da função dos tecidos, órgãos, sistemas, como também da interação de ambos em permitir e manter um equilíbrio dinâmico, trabalhando de forma harmoniosa e equilibrada. Para trabalhar com o corpo humano, o profissional da área da saúde e bem estar deve apresentar conhecimentos de anatomia, fisiologia e, como complemento, noções de outras ciências básicas como biologia, química e física, garantindo segurança, eficiência e resultados aos procedimentos realizados. Ao analisarmos o organismo como um conjunto, temos o corpo e seu funcionamento, mas, quando o observamos de forma detalhada podemos nos lembrar da célula, peça fundamental para a vida. Um agrupamento de células forma um tecido, o conjunto de tecidos forma um órgão e uma coleção de órgãos um sistema. Para manter suas demandas o corpo necessita de oxigênio que é distribuído pela corrente sanguínea e renovado pelos pulmões. O oxigênio é o elemento fundamental para a célula produzir energia, o ATP, combustível essencial que garante sua taxa metabólica basal. Além disso, acompanhado do oxigênio, o sangue leva também todos os nutrientes necessários para as células, bem como remove seus produtos inúteis. Como sabemos, ao realizar um procedimento em ferida aberta (em casos na podologia), cicatrização após cirurgias, drenagem linfática em edema, massagem relaxante ou técnicas integrativas de relaxamento por exemplo, um dos principais objetivos é aumentar a circulação sanguínea e garantir o oxigênio, nutrientes e energia necessária para a cicatrização, o reequilíbrio hídrico e também o relaxamento dos tecidos.A circulação do sangue no corpo apresenta dois caminhos, a circulação pulmonar e sistêmica. Apesar de serem totalmente interligadas, apresentam características e funções distintas. Assim, responda as questões abaixo. a) Qual a função da circulação pulmonar e sistêmica, respectivamente. b) Agora, sabendo das funções de cada circulação fica mais fácil saber como elas acontecem. Deste modo, discorra separadamente como ocorre a circulação pulmonar e sistêmica.
A circulação do sangue no corpo apresenta dois caminhos, a circulação pulmonar e sistêmica. Apesar de serem totalmente interligadas, apresentam características e funções distintas. Assim, responda as questões abaixo.
a) Qual a função da circulação pulmonar e sistêmica, respectivamente.
b) Agora, sabendo das funções de cada circulação fica mais fácil saber como elas acontecem. Deste modo, discorra separadamente como ocorre a circulação pulmonar e sistêmica.
Respostas
respondido por:
5
Resposta:
A) A circulação pulmonar e sistêmica estão diretamente associadas e são essenciais para garantir o equilíbrio do corpo. A circulação sistêmica garante oxigenação e nutrição para todas as células do corpo, enquanto a circulação pulmonar garante que o sangue a ser distribuído tenha a quantidade de oxigênio necessária para cada célula.
B) Na circulação sistêmica, o sangue é levado do coração para os tecidos e, depois, é levado novamente para o coração.
Na circulação pulmonar, o sangue é levado do coração até o pulmão e, posteriormente, volta ao coração.
Bons estudos.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás