Leia atentamente o caso hipotético apresentado a seguir:
No ano de 2005, João começou a trabalhar como "caseiro" nas terras de propriedade de Pedro. O combinado verbal entre eles era que João e sua família residiriam na propriedade, João trabalharia nas terras de Pedro e delas tiraria o sustento de toda a família. Em março de 2015, Pedro rescindiu o contrato de trabalho verbal com João por motivo de venda das terras. Inconformado, João ingressou com ação de usucapião para adquirir a propriedade do imóvel rural até o limite de 50 hectares. Na fase de defesa judicial, Pedro alegou que João era seu empregado e que residia nas terras para cuidar de sua propriedade. Posteriormente, a União (Poder Executivo Federal) necessariamente chamada a intervir na ação de usucapião, alegou que as terras eram de propriedade da Universidade do Condado, uma autarquia federal, sendo, portanto, terras públicas.
Tendo como base o caso hipotético sobre João e Pedro e os requisitos para a aquisição da propriedade por usucapião, responda às questões que seguem.
a) João cumpriu os requisitos para a aquisição da propriedade por usucapião? Justifique sua resposta.
b) Qual é o tipo de contrato que Pedro deveria ter feito com João para prevenir a situação?
c) Se no decorrer da ação ficar provado que o imóvel em questão é da União, quais são as consequências para João? Liste as possibilidades para este parecer.
d) Considerando que Pedro não exerce atividade agroeconômica e que João foi contratado para a função de "caseiro", o contrato de trabalho firmado entre ambos será regido pela Lei do Trabalho Rural (Lei nº 5.889/73 e alterações)? Justifique sua resposta considerando o conceito de empregado rural consignado no art. 2º da Lei nº 5.889/73 e suas respectivas funções.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
s s s
Explicação:
lohaynepossmosertst:
A) De início, João cumpre com os requisitos para entrar com ação de usucapião pois ele mora na propriedade sem oposição por mais de 5 anos, mantém a terra produtiva com seu trabalho e de sua família e a ação que ele ingressou requer apenas 50 hectares que é o limite máximo para usucapião.
D) Não, pois o empregador rural, para os efeitos legais, é a pessoa física ou jurídica, proprietário ou não, que explore atividade agroeconômica, em caráter permanente ou temporário, diretamente ou através de prepostos e com auxílio de empregados.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás