01 - (Fac. Direito de Franca SP/2014) “Ou bem eles nos entregam o governo ou nós haveremos de tomá-lo,
ocupando Roma. É uma questão de dias, talvez de horas (…) Voltem para suas cidades e esperem nosso
chamado. Se necessário, serão dadas ordens. Enquanto isso, podem se dispersar e manifestar sua
solidariedade com as Forças Armadas: Viva o Exército! Viva o fascismo! Viva a Itália! (…) Nós, fascistas,
não queremos entrar no governo pela porta dos fundos. No fim das contas, tudo pode ser decidido pela
força, pois na história é a força que decide tudo.”
Benito Mussolini, outubro de 1922. Apud: Donald Sassoon. Mussolini e a ascensão do fascismo. Rio de Janeiro: Agir, 2009, p. 137.
Explique o discurso de Mussolini associando-o ao contexto da Segunda Guerra Mundial.
Respostas
Benito Mussolini colocou-se contra as posições de neutralidade e pacifismo defendidas pelo partido e por seu jornal. Fundou então o jornal Popolo d'Itália, sustentado pela embaixada francesa, e passou a pregar a entrada da Itália na Primeira Guerra, ao lado da Tríplice Entente. Foi expulso do Partido Socialista
O discurso de Mussolini, feito mais de uma década antes do início da Segunda Guerra Mundial, ressalta o caráter militarista e autoritário do fascismo, modelo político do qual Mussolini era, na ocasião, o maior representante mundial.
Este sistema político foi depois adotado, com adaptações, pela Alemanha, que adotou o nazi-fascismo no início da década de 1930. Ambos os países passaram então a adotar uma política externa pautada pela violência e pelo militarismo, tendo conduzido as suas nações ao conflito com os países vizinhos, no caso da Alemanha, e pela expansão das possessões italianas na África, no caso da Itália, conflitos que deram início à Segunda Guerra Mundial.