(Fuvest-SP) Em um indivíduo daltônico do sexo masculino, o gene para daltonismo encontra-se: ( ) em todas as células somáticas. ( ) em todas as células gaméticas. ( ) apenas nas células do globo ocular. ( ) apenas nas células-mães dos gametas. ( ) apenas nos gametas com cromossomo Y.
Respostas
Resposta:
Explicação:
O daltonismo é uma doença genética autossômica recessiva ligada ao cromossomo sexual X, e atinge mais homens que mulheres, já que eles apresentam apenas um desses cromossomos.
Analisando as alternativas temos que:
a) Em todas as células somáticas. - Correta
b) Em todas as células gaméticas. – Errada: como o daltonismo está ligado ao cromossomo X, apenas essas células gaméticas o apresentarão.
c) Apenas nas células do globo ocular. – Errada: Os genes para o daltonismo encontram-se em todas as células do corpo, não apenas no globo ocular.
d) Apenas nas células mãe dos gametas. – Errada: Os genes para o daltonismo encontram-se em todas as células do corpo, não apenas nas células mãe do gameta.
e) Apenas nos gametas com cromossomo Y. – Errada: O cromossomo Y nunca conterá esse gene pelo fato do daltonismo estar ligado ao cromossomo X.
Resposta:
( x ) em todas as células somáticas.
O daltonismo é uma característica determinada por um gene localizado no cromossomo X, na região não homóloga de Y. Chamamos de gene D aquele que determina pessoas com visão normal, enquanto seu alelo recessivo d, determina daltonismo.
Espero ter ajudado ;)