Coração Civil
Milton Nascimento
Quero a utopia, quero tudo e mais
Quero a felicidade nos olhos de um pai
Quero a alegria muita gente feliz
Quero que a justiça reine em meu país
Quero a liberdade, quero o vinho e o pão
Quero ser amizade, quero amor, prazer
Quero nossa cidade sempre ensolarada
Os meninos e o povo no poder, eu quero ver
São José da Costa Rica, coração civil
Me inspire no meu sonho de amor Brasil
Se o poeta é o que sonha o que vai ser real
bom sonhar coisas boas que o homem faz
E esperar pelos frutos no quintal
Sem polícia, nem a milícia, nem feitiço, cadê poder ?
Viva a preguiça viva a malícia que só a gente é que sabe ter
Assim dizendo a minha utopia
Eu vou levando a vida, eu vou viver bem melhor
doido prá ver o meu sonho teimoso um dia se realizar
a partir da cançao “coração civil”,fazer observações ou criticas para pensarmos a invenção da democracia no brasil.para entregar e comentar.me ajudem por favor a fazer esse trabalho preciso entregar segunda feira é urgente.
Anônimo:
q matéria e qual o tema?
Respostas
respondido por:
8
Correspondente à época da ditadura no Brasil. não havia liberdade de expressão, e as questões eram muito restritas quanto à imprensa, opiniões das pessoas, aplicação de políticas contrárias ao regime que eram proibidas, entre outros fatores relacionados. Assim, a utopia, como um estado ideal, de realização, sonho e felicidade. Assim, ele apresenta nos trechos, como "sonhar coisas boas", viver bem melhor", "gente feliz", felicidade, alegria, justiça, felicidade, entre outros. Assim, temos a luta pela democracia, em que as pessoas possam participar da política de seu país, ter direito ao voto, participar de manifestações, ou seja, ser uma pessoa ativa e com liberdade de expressão e com seus direitos e deveres a partir de uma Constituição.
respondido por:
5
A canção "Coração Civil" foi composta na época do regime militar (ditadura), que era oposta ao período democrático que vivemos hoje; E era justamente isso que Milton Nascimento objetivava em sua obra, impor uma política onde o povo é que fala, onde todos têm voz, onde é possível fazer planos, e também viver o momento, uma sociedade onde temos direito ao "vinho" e também ao "pão", onde há justiça, mas que também possa haver malícia, um lugar onde seja possível sonhar e realizar, uma "utopia". Obs.: Hoje, ao lermos a letra da música, nos debatemos à uma estigmatização comum ao que vivemos. Mas na época, a obra foi um afronto aos militares, e obras assim, além de polêmicas, eram frutos de risco aos artistas e compositores. Espero ter ajudado!! ;)
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás