Estado é uma instituição social que desempenha várias funções para as quais uma delas é ser o principal elemento de coerção de uma sociedade politicamente organizada. O Estado é uma ordem legal, uma associação que proporciona liderança política. A função básica do Estado é manter a ordem social e promover o bem-estar geral. O Estado é a única instituição social que possui o direito do uso legítimo da força física. Só o Estado pode usar de coerção, através de instituições como o Exército e a Polícia, para que a ordem social seja mantida. Ele tem duas formas elementares, Estado Antigo ou Pré-Moderno e Estado Moderno. A primeira forma, a antiga, o agente estatal é marcado pela descentralização, enquanto no Estado Moderno há um grande esforço na centralização e reificação de tradições nacionais na tentativa de superação ou camuflagem das diferenças étnicas e de classes.
Estado Antigo / Pré-moderno
Surge com a necessidade de gerenciar contingentes populacionais no quesito abastecimento, logística e guerras. As lideranças são essencialmente tradicionais baseadas na legitimidade teocráticas e o despotismo é marca das sansões.
Estado Moderno
Este surge como um projeto civilizatório de unificação de várias nações em torno não mais apenas de disputas bélicas, mas em torno de disputas comerciais globais. Diferentemente do Estado Antigo há uma forte centralização política, administrativa, jurídica e econômica em torno de um projeto de nação unificada. Tal projeto coloca o indivíduo como centro da participação política por meio da separação das esferas pública e privada, Estado e Sociedade Civil. É possível analisar elementos fundamentais que configuram esta categoria estatal. Dentre os quais destacamos: território, população e poder. O território é o limite geográfico do poder do Estado enquanto população são os indivíduos contidos nesta fronteira. Dentre tais indivíduos da população os cidadãos são considerados povo, conceito que remete a multiplicidade de indivíduos de classe sociais, etnias, línguas e ligados por relações de nacionalidade reconhecidas pela burocracia estatal e reafirmados pela identidade cultural nacional.
1- Leiam o texto e transcrevam para o caderno ou arquivo word, somente aquilo que vocês definem como conceito principal e determinante de “Estado”.
2- Segundo a definição de Estado moderno apresentado pelo texto, apresente exemplos de possíveis formas de intervenção do Estado em nossas vidas. (pode ser qualquer exemplo de intervenção benéfica ou não, nas mais variadas áreas de atuação do Estado).
3. Se não tivéssemos a instituição Estado, ou caso você ache não ser o meio viável, qual seria o modelo ideal de organização política?
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
tem algum texto para entender melhor
Explicação:
tem algum texto para entender melhor
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás