• Matéria: História
  • Autor: mariana168859
  • Perguntado 5 anos atrás

QUESTÃO 5
Expedições de caráter militar, organizadas pela Igreja para combater os pretensos inimigos do cristianismo e libertar a Terra Santa (Jerusalém) das suas mãos. O movimento estendeu-se desde os fins do século XI até meados do século XIII.”

Estamos falando das:

(a)
invasões bárbaras.

(b)
Jacqueries.

(c)
guerras de reconquistas.

(d)
Cruzadas.

QUESTÃO 6
Renascimento comercial

Até o século X, o comércio e o uso da moeda estavam praticamente limitados à pequena camada aristocrática (nobreza). A partir do século XI, estimulado pelo crescimento da população, da produção agrícola e das atividades artesanais e também pelas Cruzadas, o comércio expandiu-se muito.

Surgiram na Europa importantes cidades e regiões comerciais como as italianas Genova, Veneza e Pisa, as alemãs Lubeck e Bremen e a região de Champangne, na França.

A região de Champagne estava no meio do caminho entre as importantes feiras do Mar do Norte e as cidades especializadas no comércio de especiarias vindas do Oriente.

Para evitar assaltos e acidentes, surgiram novas práticas como o uso de Letra de Câmbio.

Essas novas práticas bancárias, especialmente os juros cobrados por empréstimos de dinheiro, eram condenadas pela Igreja (Usura), que admitia a cobrança do chamado justo preço.

Qual a relação entre o Renascimento Comercial e o Renascimento Urbano?

(a)
A relação entre o Renascimento Comercial e Renascimento Urbano é que fortaleceu o poder dos senhores feudais.

(b)
Não há nenhuma relação entre o renascimento comercial e o renascimento urbano.

(c)
A relação entre o Renascimento Comercial e Renascimento Urbano é que a volta das atividades comerciais permitiu a formação de feiras e novas rotas comerciais. Nesses locais formaram-se vários burgos ou cidades medievais.

(d)
A relação entre o Renascimento Comercial e Renascimento Urbano é que fortaleceu ainda mais o poder da Igreja Católica.

QUESTÃO 7
Leia o texto.

A Peste Negra dizimou boa parte da população européia, com efeitos sobre o crescimento das cidades. O conhecimento médico da época não foi suficiente para conter a epidemia. Na cidade de Siena, Agnolo di Tura escreveu: “As pessoas morriam às centenas, de dia e de noite, e todas eram jogadas em fossas cobertas com terra e, assim que essas fossas ficavam cheias, cavavam-se mais. E eu enterrei meus cinco filhos com minhas próprias mãos (...) E morreram tantos que todos achavam que era o fim do mundo.”

(Agnolo di Tura. The Plague in Siena: An Italian Chronicle. In: William M. Bowsky. The Black Death: a turning point in history? New York: HRW, 1971.

O testemunho de Agnolo di Tura, um sobrevivente da Peste Negra, que assolou a Europa durante parte do século XIV, sugere que:

(a)
o flagelo da Peste Negra foi associado ao fim dos tempos.

(b)
a impressão causada pelo número de mortos não foi tão forte, porque as vítimas eram poucas e identificáveis.

(c)
a Igreja buscou conter o medo da morte, disseminando o saber médico.

(d)
houve substancial queda demográfica na Europa no período anterior à Peste.

QUESTÃO 8
As revoltas camponesas evidenciaram que o mundo feudal não foi um período de harmonia entre senhores e servos como era dito por clérigos medievais.

Sobre os motivos que levaram a surgir esses conflitos nos campos europeus, no século XIV, assinale a alternativa INCORRETA:

(a)
A peste negra diminuiu o número da mão de obra disponível para o trabalho, intensificando a exploração dos que ficaram vivos.

(b)
A diminuição da mão de obra forçou os senhores a ampliarem os entraves para a saída dos servos de suas terras.

(c)
A diminuição da produção em decorrência da peste negra e de fatores climáticos levaram os senhores feudais a ampliarem a quantidade de impostos cobrados.

(d)
As mudanças climáticas não influenciaram a eclosão dos conflitos.

me ajudem por favor​

Respostas

respondido por: polianacardoso009
0

Resposta:

letra :C

Explicação:

eu não sei a explicação, mas não me chinqua

Perguntas similares