Respostas
Resposta:
A AIDS é vista atualmente como uma ameaça ao continente africano, é uma tragédia sem previsões que assola grande parte dos países, pois diminui suas taxas de natalidade.
é uma doença contagiosa que pode ser adquirida através de relações sem uso de preservativos, transfusão de sangue, com agulhas usadas. Ainda sem cura, atinge milhões de pessoas na África Subsaariana, o problema é tão grave que de cada cinco mortos um é de decorrência dessa doença.
Nos países Zâmbia e África do Sul, cerca de 20% de toda população adulta e jovem encontra-se contaminada com a doença; em Botsuana, cerca de 39% da população entre 15 e 49 anos estão com a doença e em Lesoto e Zimbábue, o percentual é de 20%, esses são dados da OMS (Organização Mundial de Saúde).
O governo do Quênia, diante do flagelo provocado pela doença, sugeriu de forma ingênua que a população deixasse de fazer relação por um período de dois anos. Segundo o governo, esse tempo serviria para diminuir a expansão do vírus, já que entre a população de 30 milhões de habitantes, 3 milhões estão infectados.
Pobreza e Aids tendem na realidade a tirar as crianças da escola porque elas têm de ajudar a família, já que seus pais estão mortos ou doentes. Isto as impede mais tarde de terem acesso a um trabalho decente, destaca a OIT, explicando que as jovens são, desta forma, frequentemente levadas a se prostituirem, agravando ainda mais o risco de contrair a doença e propagá-la.