• Matéria: Sociologia
  • Autor: emilieneemilly
  • Perguntado 5 anos atrás

Aquilo que chamamos de cidade tem se alterado significativamente ao longo do tempo, da polis grega à urbe romana, diferentes geografias e em seu papel social, diferentes ambas cidadelas medievais ou cidades comerciais do Renascimento, cada uma com papéis econômicos distintos e, portanto, diferentes conformações, importâncias, habitantes, espaços, dimensões, problemas e práticas políticas. No caso do Brasil, curiosamente, observa-se que o agronegócio está em franca expansão e muitas pessoas das cidades deslocam-se para o campo para explorar uma atividade econômica de forma profissional a fim de obter lucratividade. Entretanto, ainda tem predominado concentração maior de pessoas nas cidades. Sobre a explicação desse fenômeno, assinale a alternativa
a) A vida urbana não poderá ser considerada um "paraíso terrestre" em longo prazo, pois em grande parte das cidades, de médio a grande porte, às vezes de pequeno, especula-se sobre uma série de problemas que precisarão ser sanados em médio e longo prazo.
b) A manutenção da produção agrícola precisa da utilização de um contingente significativo de mão de obra rural, pois não se emprega tanta expertise técnica.
c) Problemas a ser sanados no espaço urbano, como falta de saneamento básico, ausência de um plano diretor que tenha visão de futuro da cidade, falta de planejamento adequado do trânsito, falta de policiamento ostensivo, roubos ou furtos, homicídios, latrocínios, dentre outros problemas, se deve, em grande parte, a alocação de grande parte de recursos produzidos nesse espaço, mas que desembocam nas áreas rurais.
d) O surgimento de uma população mundial majoritariamente urbana pressupõe a organização da reprodução de sua existência segundo modelos muito próprios.

Respostas

respondido por: prizinhapri
7

Resposta:

letra D

Explicação:

gabarito

Perguntas similares