7. A presença africana está de tal maneira mesclada a formas de ser, fazer e viver europeias e ameríndias, que é difícil distinguir o que é puramente africano. O que é certo é que os nossos antepassados africanos trouxeram para o Brasil os conhecimentos e as técnicas que desenvolveram ao longo dos séculos.
Com base nas informações disponíveis, pode-se asseverar que:
a) as raízes africanas da nossa identidade nacional são facilmente detectadas, uma vez que, devido à imposição do colonizador, não ocorreu um processo amplo de miscigenação no Brasil.
b) não obstante sua infiltração na sociedade brasileira, os africanos tiveram insucesso ao difundir suas técnicas e saberes devido à forte resistência das comunidades indígenas do litoral.
c) ao contrário do que sugere o senso comum, o celebrado sincretismo biológico e cultural vivenciado pela população brasileira não foi permeável a antigas tradições de origem negro-africana.
d) a influência africana na vida social brasileira não é notada apenas no campo religioso, artístico ou culinário, mas também em técnicas diversas, saberes práticos e formas de trabalho.
e) as tradições, técnicas e celebrações afrodescendentes de nosso país originaram-se em uma região da costa Índica da África correspondente aos atuais territórios do Benim e da Nigéria.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
Letra D
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás