• Matéria: Física
  • Autor: jaynnelyma44
  • Perguntado 5 anos atrás

Quantas e quais as leis de Newton?
2. Descreva a primeira lei de Newton (PRINCIPIO DA INERCIA)
3. Descreva a segunda lei de Newton (PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA DINÂMICA)
4 Descreva a terceira lei de Newton (PRINCIPIO DA AÇÃO E REAÇÃO)
5 Na terceira lei de Newton, qual o motivo das forças de ação e reação não se anularem?​


jaynnelyma44: rspdd
morgadoduarte23: Bom dia jaynnelyma44. Enviei um pedido de ajuda a uma pessoa da área desta pergunta para lhe responder. Boa semana para si.

Respostas

respondido por: Lucasneiva77
7

2. Na Primeira Lei de Newton, também conhecida como Lei da Inércia, evidencia que objetos com uma força resultante nula apresentarão velocidades constantes, não havendo aceleração.

Logo, é a ideia de que se um corpo estivesse viajando no vácuo do espaço a 100 km/h, por exemplo, sem nenhuma força atuando nele, seja gravitacional, por atrito ou outros, ele continuará a 100 km/h para sempre.

É importante lembrar também que objetos em repouso tem uma força resultante nula, logo, se aplicam na Lei da Inércia, pois um objeto parado tem velocidade constante, a qual vale 0

3. Na Segunda Lei de Newton, também conhecida como Lei Fundamental da Dinâmica é a que percebe que a força de um corpo é diretamente proporcional a massa e aceleração dele, sendo que a Aceleração sempre terá a mesma direção e sentido da Força Resultante.

É fácil perceber que a Massa importa na quantidade de força necessária para colocar o corpo em movimento, pois percebemos que objetos mais leves (menos massa) são mais fáceis de mover que os mais pesados (mais massa) pois não precisamos de usar tanta força.

À aceleração, já não tão fácil de perceber quanto a massa, também importa na força exercida. Um exemplo claro disso seria mover uma caixa lentamente em um cenário (aceleração menor) e mover essa mesma caixa rapidamente em outro cenário (aceleração maior). Da pra perceber que é mais fácil mover algo lentamente do que rapidamente, logo, em uma aceleração pequena, é preciso de menos força para mover o objeto.

4. A Terceira Lei de Newton, também conhecida como Lei da Ação e Reação descreve o fenômeno de que toda Força exercida por um corpo terá uma força de igual grandeza mas com sentido oposto.

Por exemplo, se você empurrar uma pessoa para frente com determinada força, perceberá que uma força para trás será exercida em você. Essa força será de igual módulo da que você usou para empurrar a pessoa, mas a aceleração não será necessariamente a mesma para você e a outra pessoa, pois se ela tem pouca massa, a aceleração dela será grande, enquanto se ela tiver muita massa, terá menos aceleração.

Essa dualidade pode ser vista em vários exemplos, como atirar um revólver e como a arma recua por causa do disparo, uma bola de sinuca que para ou diminui sua intensidade após bater em outra, até mesmo nos com o planeta. Pode parecer bizarro esse conceito, mas nós exercemos a mesma Força na Terra que a Terra exerce em nos. Isso significa que enquanto a Terra nos leva para baixo, nos levamos a Terra para cima com a mesma força. O motivo que essa força não afeta o planeta é por causa de sua massa gigantesca, acarretando uma aceleração tão pequena que é considerada desprezível.

5. Para que haja movimento, é necessário que a força de ação e reação sejam em objetos diferentes, também conhecida como Força Externa, causando acelerações em sentidos opostos para cada corpo. Se a força de ação e reação ocorrer no mesmo objeto, também conhecida como Força Interna, ele terá uma aceleração de igual módulo em sentidos opostos, anulando o seu movimento.

Imagine que você está empurrando uma caixa para frente, você estará acarretando uma aceleração nessa caixa para frente e a caixa acarretará uma aceleração em você para trás. Já que você está resistindo a essa aceleração, você não se movimenta para trás, mas a caixa irá se movimentar para frente.

Agora imagine que você empurra uma caixa para frente e um amigo seu empurra ela do outro lado para trás. Uma força de igual módulo está sendo exercida em sentidos opostos no mesmo objeto, não podendo ter movimento, já que a aceleração também será de igual módulo em sentidos opostos, a caixa permanecerá em repouso.

Espero ter ajudado

Perguntas similares