Pesquise e estude sobre as Ondas e os fenômenos ondulatórios.
Atividade – Descreva 1 fenômeno ou processo, natural ou tecnológico, relacionado a cada um dos seguintes fenômenos ondulatórios abaixo:
- Reflexão
- Refração
- Difração
- Ressonância
- Interferência
- Efeito Doppler
Respostas
Explicação:
São válidas as leis da reflexão da óptica geométrica. Ao refletir, a onda mantém suas características originais, como frequência, velocidade e comprimento de onda.
Refração de um Pulso numa Corda – A refração de um pulso é acompanhada de um pulso refletido, que pode, ou não sofrer inversão de fase.
Refração de Ondas Bidimensionais e Tridimensionais – Também podem ser representadas pelos seus raios ou frentes de onda.
São válidas as leis da refração da óptica geométrica. Ao refratar, a onda mantém sua frequência.
Obs.; Há inversão de fase na reflexão da luz quando um raio, vindo de um meio, encontra uma superfície de separação com outro meio mais refringente. Logo, a refração e a reflexão total ocorrem sem inversão de fase.
Interferência – Ocorre quando duas ondas se encontram e se superpõem.
A superposição de ondas pode originar dois fenômenos: o batimento e as ondas estacionárias.
Batimento – Ocorre quando duas ondas periódicas de frequências levemente diferentes e mesma amplitude se superpõem.
A onda resultante tem amplitude variável, apresentando pontos de interferência construtiva e interferência destrutiva.
Difração – A difração é o fenômeno, segundo o qual, ondas contornam obstáculos, atingindo regiões impossíveis de receber a onda diretamente. Tal fenômeno só pode ocorrer se o obstáculo tiver fendas de comprimento com ordem de grandeza de aproximadamente igual ao comprimento de onda incidente.
Para que a difração seja acentuada,
Interferência em Ondas Bidimensionais e Tridimensionais
Para ondas em concordância de fase,
Se "n" for PAR, a interferência é construtiva.
Se "n" for ÍMPAR, a interferência é destrutiva.
Experiência de Young – Através do experimento descrito a seguir, Young pode determinar o comprimento da radiação luminosa.
Polarização de Ondas – Uma onda é dita não polarizada ou natural, quando tem várias direções de oscilação, perpendiculares às de propagação.
Ao se fazer a onda passar por um polarizador, esta passa a vibrar em uma só direção. Nessa condição a onda estará polarizada.
Somente ondas transversais podem ser polarizadas. Toda onda eletromagnética pode ser polarizada. O som, longitudinal, não se polariza, pois, vibra e se propaga na mesma direção.