Respostas
Resposta:
Os sentimentos separatistas na Catalunha acirram-se em função dos problemas econômicos enfrentados pela Espanha.
A Espanha, assim como inúmeros outros Estados atualmente constituídos, é um território multinacional, ou seja, é formada por várias nações ou por diversos grupos étnicos regionais com identidade nacional diferenciada àquela do país ao qual pertencem. Nesse sentido, esse território é um dos principais locais do mundo em que há movimentos separatistas, com um forte clamor pela independência local em busca da constituição de um novo país.
Esse é o caso dos catalães, que, assim como outros grupos étnicos espanhóis (tais como os Bascos e os Navarros, outros povos da Espanha), possuem um forte sentimento separatista, que é alimentado pelo nacionalismo arraigado que esse grupo regional possui.
Explicação:
Catalunha
Os catalães, além de uma identidade própria, possuem o seu idioma específico: o Catalão, uma língua evoluída a partir do latim e que possui poucas semelhanças com o espanhol. Além disso, eles agregam-se na região da Catalunha, uma espécie de província autônoma da Espanha localizada ao sul da França e que possui até mesmo um parlamento próprio.
O movimento separatista na Catalunha possui aspectos que perpassam as disputas territoriais entre espanhóis e catalães, revelando diferenças idiomáticas, culturais e políticas que distanciam tais territórios, porém, sem um reconhecimento unânime por parte dos espanhóis.
O movimento separatista da Catalunha
Trata-se de uma província onde o povo já se considera independente e age autonomamente em termos políticos, educacionais e culturais, vivenciando plenamente seu idioma original e se dissociando de aspectos tradicionalmente vigentes na Espanha, caso da cultura das touradas, contudo, apesar de declaradamente independente desde pelo menos 2017, tal fato ainda causa contradições para os espanhóis.
Aprenda mais sobre o movimento separatista da Catalunha: brainly.com.br/tarefa/28577911
#SPJ5