No decorrer do processo da revolução francesa, o golpe 18 Brumário que levou napoleão bonaparte ao poder. Explique como se deu esse processo:
Respostas
Resposta:
O Golpe 18 de Brumário foi articulado pela burguesia francesa para destituir o Diretório que governava a França. Consolidado pela alta burguesia, o escolhido para sua concretização foi o General Napoleão Bonaparte. Após o fechamento da Assembleia do Diretório, instituiu-se um governo de três cônsules. Isso se deu em 9 de novembro de 1799 (no Calendário Revolucionário, dia 18 de Brumário). Posteriormente, Napoleão foi escolhido primeiro-cônsul e ganhou grandes poderes ditatoriais.
Esse golpe de Estado levou a estabilidade política que a França ansiava desde a Revolução Francesa. Conseguiu também afastar o temor de uma invasão estrangeira e findou com as rebeliões internas. Cinco anos depois, através de um plebiscito, Napoleão subiu ao trono da França.
Explicação:
- O que foi o 18 de Brumário?
foi um golpe de estado ocorrido na França, e que representou o fim da Revolução Francesa, a ascensão de Napoleão Bonaparte ao poder e a consolidação dos interesses burgueses no país. No calendário revolucionário francês, este dia ocorreu em 18 de brumário do ano IV (9 de novembro de 1799 no calendário gregoriano).
Passados 10 anos do início da Revolução Francesa, o país vinha sendo governado por um colegiado de líderes chamado de Diretório. Napoleão havia retornado de sua desastrosa campanha no Egito, e a França sofria com revoltas internas, além de uma ameaça real de invasão da Segunda Coalizão (forças reunidas pelos monarcas europeus liderados pelos Habsburgo e pela Rússia para acabar com a França Revolucionária).
- Como ocorreu
Mesmo com uma grande instabilidade política e econômica na França, Napoleão recebeu forte apoio da burguesia que defendia um governo forte para pacificar o país e gerar um ambiente de ordem.
Os políticos do Diretório deram a Napoleão o apoio necessário e propuseram o uso da força militar para que ele assumisse o governo.