Respostas
respondido por:
1
Blogs Geral Gerontoblog
O idoso e a família nos dias de hoje
12/12/20 Portal do Envelhecimento cuidado, família, idoso
Tempo de Leitura: 5 minutos
Reflexões a respeito do aumento da expectativa de vida em uma sociedade, como a nossa, que não se preparou para receber essa nova demanda. As famílias, na melhor das intenções, procuram uma atividade que ocupe o tempo do seu idoso, sem questionar o sentido dessa atividade para ele.
Lilia Aparecida Pereira Carolino
Inicio esta reflexão com uma frase de Eliane Brum: “Cuidar é escutar a demanda, da vida. É não tratar como morte o que é vida e como coisa o que é gente”.
Essa ideia me leva a pensar o quanto a nossa sociedade veicula a velhice com finitude. Muito se vê na mídia, em programas jornalísticos, a falta de espaço que o idoso tem na comunidade. Parece-me que o velho está para “coisas que não servem mais” e/ou “coisas que não funcionam mais”.
O descaso acontece em todos os setores: social, familiar, emocional e cuidados com a saúde, onde pouco se faz.
Nossa sociedade hoje tem aprovado o Estatuto do Idoso, com o objetivo de garantir uma melhor qualidade de vida para as pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, buscando assegurar direitos para a saúde, lazer, educação, prioridades em atendimentos públicos ou privados. Infelizmente, muitas vezes esses direitos não são garantidos, seja por falta de informação ou por falta de respeito ao idoso.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás