a) De acordo com o texto, como a sociedade de consumo pode ser definida?
b) Qual é a diferença entre os termos consumo e consumismo?
c) escolha uma das "esferas da vida" em destaque no texto (negrito) e explique como o consumo pode afetá-la.
d) De que maneira os avanços tecnológicos influenciam nossas experiências de consumo?
e) o que é consumo consciente e responsável, e anote as suas principais características.
Respostas
A) A sociedade de consumo pode ser definida como uma sociedade que se baseia nos próprios consumos e prazeres, um grupo que busca nos seus desfrutes se encaixar na comunidade na qual vive, acreditando que possuir/obter algo é um status mais importante do que "ser".
B) O consumo está atrelado à necessidade, aquilo no qual realmente precisamos no momento. O consumismo tem como base aquilo que é supérfluo, usufruindo aquilo que não precisamos e sem a necessidade de adquirir; está muito ligado ao capitalismo e o prazer desenfreado.
C) Econômica:
A economia brasileira está inteiramente ligada aos hábitos dos consumidores e consumistas: quanto mais o brasileiro compra mais a economia gira, promovendo avanços no país. Com a Revolução Industrial, houve um aumento nas produções de mercadorias, consequentemente a mente da sociedade mundial mudou e atrair (e vender) começou a ser o objetivo principal.
O problema é quando o consumo interfere de maneira negativa em nossas vidas pessoais. Não é errado comprar e usufruir algum item, o errado é quando nos endividamos na busca de uma falsa felicidade e um prazer passageiro. O erro está quando abrimos mão de um equipamento que acabamos de comprar e o desmerecemos, quando ainda nem terminamos de pagar, quando lançam um modelo "mais avançado".
D) Com os avanços tecnológicos, os métodos de vendas mudaram drasticamente, novas formas de influências aparecem todos os dias em nossa porta. Com a Revolução Industrial, os artifícios para capturar consumidores ficaram mais evidentes e táticos. As mídias como televisão, rádio, internet, revistas, entre outros, desencadearam novas fórmulas de atrair pessoas. Comerciais super atrativos com cores vibrantes e modelos felizes entram no imaginário do público alvo e, nos incitam a crer, que aquilo é o melhor que podemos ter para sermos aceitos na sociedade. Nova tecnologias sendo criadas todos os dias, a maioria mudando apenas uma peça ou cor e fazendo-nos presumir que é legal pagar mais caro "pelo novo".
E) O consumo consciente e responsável nada mais é do que a prática inteligente e racional daquilo que compramos. Ciente que, podemos comprar aquilo que queremos, porém entendendo que há uma consequência tanto ambiental, social e econômica envolvida. Ao contrário do consumista, o Consumidor consciente busca uma satisfação prolongada e considerando os impactos na sua vida, reutilizando produtos e embalagens, consumindo o necessário, planejando suas compras, conhecendo as práticas da empresa e contribuindo na melhoria dos serviços/produtos.