As obras realistas preocupavam-se bastante com o comportamento das personagens, investigando suas fraquezas, angústias e perturbações emocionais. A procura da "palavra justa", que permitia penetrar na consciência humana, servia para levar o leitor à análise - esta se tornou uma das marcas registradas desse período. Leia o fragmento a seguir e responda:
"Ao contrário, por uma fantasia bizarra, tendo notado que o vermelho havia saído sete vezes em seguida, me fixei nele. Estava convencido que o amor-próprio representava metade desta decisão. Queria deixar os espectadores estupefatos ao assumir um risco insensato e (estranha sensação!) lembro-me claramente de que fui subitamente, sem qualquer incitação do amor-próprio, possuído por uma sede de risco. Talvez, depois de ter passado por um número tão grande de sensações, a alma não possa deleitar-se, exigindo novas sensações, sempre mais violentas, até o esgotamento total. E, na verdade, não minto, caso o regulamento permitisse apostar cinquenta mil florins de um só golpe, eu teria arriscado. À minha volta, gritavam que era uma insensatez, que era a décima quarta vez que o vermelho saía!"
Não se pode descrever o impulso para o risco vivenciado pelo protagonista como simples desejo de vencer. Explique essa afirmação.
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Essa explicação quer dizer que o impulso vivenciado pelo protagonista provém do seu desejo de querer sempre vencer
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