Respostas
Resposta:
A violação de direitos das crianças e adolescentes, são:
- Toda e qualquer situação que ameace ou viole os direitos da criança ou do adolescente, em decorrência da ação ou omissão dos pais ou responsáveis, da sociedade ou do Estado.
Resposta:
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) está cheio de trechos incríveis que, na frieza do papel, são muito bonitos, seria fantástico se realmente funcionassem na tal ‘vida real’. Inclusive, aproveitei pra listar os meus ‘favoritos’, que de tão invisíveis em sua execução, parece uma piada de mal gosto (ou uma dura realidade a ser revertida).
--->Garantia de saúde já no ventre da mãe.
Diz a lei que todas as gestantes têm direito à nutrição adequada e atenção humanizada na gravidez e no parto. Perguntemos então o que têm sido feito para adolescentes e mulheres em situação de rua sobre seus exames pré-natais.
--->Garantia de ser educado(a) sem apanhar.
Depois da aprovação da lei que proíbe os castigos físicos cruéis, degradantes e vexatórios ter sido criada, quantas capacitações e campanhas de mídia você viu ou ouviu falar sobre como educar sem bater? Já perguntou para adolescentes em regime de privação de liberdade sobre como são as suas medidas ‘socioeducativas’? Todo mundo conhece minimamente a lei Menino Bernardo?
-->Direito de ter a imagem preservada.
A Justiça da Infância e da Juventude, após concluir que alguma infração foi cometida contra crianças e adolescentes por meio do rádio ou da televisão, por exemplo, deve aplicar a sentença à sede do veículo de comunicação ou, dependendo do caso, às transmissoras e retransmissoras envolvidas. Porém, quem tem o costume de denunciar as violações dos abusos que os programas policialescos praticam, hein?