Respostas
Resposta:
Preços e salários são congelados, e cria-se o sistema de "gatilho salarial", que consistia em aumentar automaticamente os rendimentos toda vez que os preços atingissem o percentual de 20%. A inflação, porém, volta a subir, alcançando 415,83% ao ano em 1987. Cria-se novo plano, chamado de Plano Bresser em 1987, também infrutífero, e em 1989 segue o Plano Verão, que corta mais três zeros da moeda, que agora passa a se chamar Cruzado Novo. À essa altura, o governo Sarney esperava apenas conter a inflação, não "domá-la", pois em 1989 ela atinge 1782,8% ao ano.
O cruzeiro, antiga moeda brasileira, começou a desvalorizar na década de 1960, e o governo brasileiro tentou inclusive reestruturar o mercado interno com diversas medidas ao longo do tempo.
Algumas tentativas foram feitas, como o Plano Cruzado, proposto pelo governo de José Sarney. Esse plano tinha o objetivo de reduzir e estabilizar a inflação, e estabelecia o congelamento de preços e salários, além de uma nova moeda no país, que era o cruzado. Essa tentativa também fracassou.
Foi somente na década de 1990, com a troca da moeda para o real, e pelo chamado Plano Real, é que o quadro econômico do país se estabilizou minimamente.
Veja questão relacionada em:
brainly.com.br/tarefa/17484350