Respostas
Resposta:
Determinismo é um conceito filosófico que define que todos os fatos que acontecem no presente são determinados por causas anteriores, ou seja, tudo aquilo que acontece ao homem ou no mundo é determinado por acontecimentos passados e que podem ser de caráter natural ou sobrenatural.
Resposta:
Busca de relações constantes entre fenômenos
Explicação:
De forma geral, o determinismo é uma corrente de pensamento baseada na ideia de que as decisões e escolhas humanas não decorrem de um acordo de livre-arbítrio. Assim, todas as nossas escolhas e decisões estão atreladas a relações de casualidades maiores do que vemos.
Portanto, de acordo com o determinismo, tudo que existe no universo está limitado a leis imutáveis, e assim, todos os fatos e ações humanas são predeterminas pela natureza. Desse modo, a chamada “liberdade de escolha”, não passa de uma simples ilusão.
Contudo, o conceito de determinismo é bastante criticado entre os pesquisadores e filósofos que defendem o conceito de livre escolha e livre-arbítrio; uma não-casualidade.
Desse modo, os críticos baseiam seu ponto de vista na ideia de que o espírito, a alma, o desejo, a escolha e a vontade humana não coexistem no mesmo universo casual da natureza. E assim, não são regidos pelas mesmas leis imutáveis da natureza.
Os deterministas por sua vez, rebatem essas alegações com o argumento de que eles estejam ignorando o co-determinismo. Ou seja, a ideia de que existem relações entre várias realidades diferentes, seja molecular, social, planetária, psíquica e etc.
Apesar disso, existem vários estudiosos como Nietzsche e Deleuze, que não enxergam o determinismo e a liberdade como ideias contraditórias. Porque a liberdade não seria “livre-arbítrio”, mas sim a capacidade de criação. Portanto, o “livre-arbítrio” seria apenas a escolha entre opções que já foram determinadas anteriormente.