• Matéria: Filosofia
  • Autor: TartarugaRosa
  • Perguntado 5 anos atrás

para o que a dialética de Hegel é importante? ​

Respostas

respondido por: claraoficiall
1

Resposta:

Olá,

Hegel aponta que toda ideia – tesis – pode ser contestada através de uma ideia contrária, a antítese. Essa disputa entre a tesis e antítese seriam a dialética. Assim, o processo é regido por uma lógica dialética.


TartarugaRosa: Oii! Obrigada! Vc sabe me dizer se a dialética é fundamental para a construção de outras ideias? Estou tentando entender mesmo...
claraoficiall: sim
TartarugaRosa: Obrigada pela ajuda!
respondido por: thelatoraculum
0

Resposta:

A dialética de Hegel estabelece uma teoria sobre a 'evolução' das ideias, a partir de um processo repetitivo de contradição entre opostos, entre uma tese, que seria uma ideia inicial, e uma antítese, uma ideia contrária a tese, que criam uma síntese - que seria a resultante entre a tese e antítese. A síntese criada se torna, posteriormente, uma nova tese que será, novamente, contraposta por uma antítese e formará uma nova síntese. Esse processo acontece repetidamente, em um movimento indeterminadamente longo.

Em um sentido histórico, podemos atribuir uma grande importância na inspiração dada por Hegel, com sua ideia, a outros filósofos. Karl Marx, por exemplo, monta, a partir da ideia da dialética de Hegel, o materialismo histórico dialético, que se trata do método de análise histórica a partir de uma visão dialética, onde as sociedades se criam, se contrapõe em intrigas, e ao se desenvolver geram uma síntese, uma nova realidade. Contudo, diferente de Hegel, Marx não acreditava que o processo dialético resultava em algo aprimorado, mais evoluído em relação ao passado, trata-se apenas de um processo de modificação.

Perguntas similares