Respostas
Resposta:A RELAÇÃO ENTRE CULTURA E RELIGIÃO
O surgimento da cultura e da religião O ser humano e um ser que se relaciona. Nesse contexto, surgem as religiões, que ajudam as pessoas a entenderem suas vidas e a realidade em que vivem. E, concomitantemente, surge também a cultura, que consiste nos conhecimentos científicos, nas regras de conduta, nos instrumentos de trabalho e em tudo o que as pessoas produzem para melhorar a vida em sociedade. Observando os desenhos e tudo o que nos cerca, podemos dizer que a cultura é um conjunto de símbolos nos quais o ser humano se reconhece e pode ser reconhecido pelo seu grupo.
A religião está incluída na cultura, porém o sentimento que ela representa de busca de um Ser superior e de um sentido para a vida é anterior a própria cultura. Religião é, portanto, busca, respeito e devoção, manifestados no rito, na dança e nas cerimônias, que juntos ajudam as pessoas a estreitarem seu relacionamento com Deus, com o transcendente. Portanto, a religião já existia, não como nós a conhecemos hoje, com cantos e cerimónias bem elaboradas. Podemos dizer que o sentimento religioso, assim como a necessidade de se acreditar numa outra dimensão espiritual e transcendente, nasce com as pessoas.
Resumidamente, podemos dizer que cultura e religião estão muito próximas, pois ambas se influenciam mutuamente. Enquanto na cultura encontramos todas as ideias e as coisas produzidas pelo ser humano, na religião encontramos uma forma especial de conhecer e se relacionar com o mundo e com as pessoas. A religião, ou as crenças religiosas em diferentes culturas, fazem com que as pessoas percebam o mundo como espaço onde o sagrado se revela, olhem a natureza como espaço maravilhoso de explosão da vida e, por isso, digna de respeito e reverência, e vejam as pessoas não só como semelhantes, mas irmãs, pois o mesmo Ser criador das estrelas e das plantas também criou todas as pessoas. Assim, a religião está inserida na cultura, pois a ideia central de um Ser criador de todas as coisas está presente nas sociedades, das mais antigas até as mais modernas.
Essa dimensão religiosa que permeia a cultura também é marcante no interior das pessoas, levando-as a buscar um sentido mais profundo em suas vidas e experiências.
Explicação: