02 - Leia os textos a seguir. Texto I O termo “genocídio da juventude negra” é utilizado para abordar a violência que atinge os jovens negros de forma letal. Entendemos que as relações desiguais de raça e classe interferem diretamente nas condições de vida e sociabilidade de um determinado segmento populacional, ou seja, homens jovens negros, em sua maioria moradores de favelas e das periferias brasileiras. Essa forma específica de expressão da violência rompe com um direito fundamental, que é o direito à vida, tendo implicações na morte sistemática dos jovens negros brasileiros. JULIANO, Dayana Christina Ramos, in: EM PAUTA, Rio de Janeiro - 2º Semestre de 2020 - n. 46, v. 18, p. 148 – 161. Texto ll - Observe a figura da página 48. Com base nos textos I e II, podemos afirmar que o contexto social que envolve o genocídio da juventude negra no Brasil trata-se de um
a) fenômeno que reflete apenas os processos de segregação racial da sociedade brasileira e incide em um número pouco expressivo de jovens moradoras/es de periferia assassinadas/os.
b) fenômeno que reflete apenas os processos de segregação por classe social que existem na sociedade brasileira e não incide em um número expressivo de jovens negras/os mortas/os.
c) fenômeno que articula processos históricos de segregação por raça e classe social e corresponde ao assassínio expressivo de jovens negras/os, pobres e moradoras/es de periferias.
d) processo histórico, que incide em um número expressivo de jovens negras/os e moradoras/es de periferia assassinadas/os e reflete a preservação sistemática do direito à vida desses sujeitos.
e) fenômeno recente, que assegura de modo sistemático o direito à vida, mas reflete os processos de segregação de classe e raça que marcam a sociedade brasileira.
Respostas
Resposta:
Alternativa C
Explicação:
O genocídio da juventude negra é uma triste realidade brasileira que está ligado tanto à raça quanto à classe social. São os jovens negros, pobres e periféricos que mais estão sendo vítimas de violência sistemática por parte do Estado.
Preço bem bacana.
interessados só chamar: (31) 98542-3184
A alternativa C está correta.
O movimento negro busca melhores condições para sua parcela na sociedade, além de combater o preconceito que existe desde o período colonial.
Segregação social, racial, preconceito e falta de qualidade de vida. Mesmo no século XXI as condições dessa parcela da população ainda é atrasada em relação as demais camadas sociais, por isso é importante ter um olhar crítico em relação as políticas de controle social.
Uma série de medidas devem ser tomadas, como cotas não só para os exclusivamente negros mas os indivíduos de baixa renda, que moram em favelas e morros, que na maioria das vezes são filhos de pais ou mães negras e miscigenados.
Preço bem bacana.
interessados só chamar: (31) 98542-3184