HISTÓRIA
1-Responda As questões abaixo:
A-Um dos fatores que levaram a Primeira Guerra Mundial ?
B-Uma das questões da Primeira Guerra Mundial foi a rivalidade entre a Alemanha e a
C-O Fascismo surgiu em que país ?
D-Qual o único país a não ser afetado pela Crise de 29?
E-Em relação ao Brasil a Crise de 29 afetou a produção de
F-O modelo econômico utilizado no nosso país, hoje
G- A Crise de 29 se iniciou em qual pais?
Respostas
Resposta:
s
A) Foi resultado de inúmeros fatores, como a rivalidade econômica, ressentimentos por acontecimentos passados e questões nacionalistas. Teve como estopim o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando e sua esposa, Sofia, em Sarajevo, na Bósnia, em junho de 1914.
B)No inicio do século XX havia certa concorrência comercial entre países europeus, principalmente na disputa pelos mercados consumidores. Rivalidades entre nações; Rivalidade anglo-alemã: A origem desta rivalidade entre Inglaterra e Alemanha foi a competição industrial e comercial.
C) Os primeiros movimentos fascistas surgiram em Itália durante a I Guerra Mundial, tendo-se posteriormente expandido para outros países europeus.
D)O único país que escapou relativamente ileso da crise foi a União Soviética, que na década de 1920 já havia iniciado a transição para o socialismo através da planificação de sua economia.
E) A crise de 1929 afetou também o Brasil. Os Estados Unidos eram o maior comprador do café brasileiro. Com a crise, a importação deste produto diminuiu muito e os preços do café brasileiro caíram. Para que não houvesse uma desvalorização excessiva, o governo brasileiro comprou e queimou toneladas de café.
F)Como se percebe, a ordem econômica nacional assenta-se no sistema econômico capitalista, pois adotou como paradigmas a liberdade de iniciativa e reforçou a propriedade privada. Portanto, adotou-se expressamente o regime de liberdade de produção, em contraposição à participação do Estado como agente econômico.
G)Essa crise ocorreu nos meses de setembro e outubro de 1929, nos Estados Unidos, quando o valor das ações da Bolsa de Valores de Nova York (à qual a economia mundial estava integrada à época) despencou bruscamente, provocando a sua “quebra” (crash).