03- (UFSC-1999 - Adaptada) Do ponto de vista histórico-social, o continente americano divide-
se em América Anglo-saxônica e América Latina. Identifique a proposição que caracteriza
INCORRETAMENTE a América Latina.
a) A colonização por exploração deixou marcas profundas nessa parte da América, entre as quais
destaca-se a excessiva concentração de terras.
b) O colonizador fixou-se de imediato à terra, criando um mercado interno responsável por um
precoce desenvolvimento industrial.
c) A dependência, em relação aos países centrais, é estrutural, muito embora as forças endóge-
nas também atuem na formação econômico-social.
d) Países como o México, Brasil e Argentina podem ser caracterizados como uma periferia industrializada
Respostas
Resposta:
Está incorreta a letra c.
Sabe-se que o processo de colonização que foi desenvolvido em território latino americano não se deu de forma acelerada. Na realidade, ocupações esporádicas foram realizadas no decorrer de no mínimo, duzentos anos.
Ademais, sabe-se que a industrialização da maioria de territórios da América Latina foi muito tardia, o que caracteriza atualmente tais regiões como subdesenvolvidas. O Brasil por exemplo, era rural até a década de 1930.
Explicação:
ESPERO TER AJUDADO ;-) DE NOVO
A alternativa correta é a b) O colonizador fixou-se de imediato à terra, criando um mercado interno responsável por um precoce desenvolvimento industrial.
Uma vez com os colonizadores presentes na América Latina, uma das primeiras ações foram de exploração e não de desenvolvimento industrial como apresenta na informativa.
Os países que foram colonizados compartilham entre si as marcas dos sistemas de colonização que se baseando em exploração arrancavam aspectos culturais e naturais dos países e dos nativos americanos deixando, entre outros, a excessiva concentração de terras.
Espero ter ajudado.
A colonização na América Latina obedeceu essencialmente à lógica da exploração dos recursos. O colonizador europeu, na maior parte dos países, não se fixou nesses territórios e, durante séculos, teve como foco a utilização e exploração das riquezas desses países. O mercado interno das colônias não sofreu evolução, haja vista que o objetivo da produção era abastecer a metrópole. Os países latinos foram colônia de exploração e não de povoamento