1
1
Em 1519 o conquistador espanhol Hernán Cortés derrotou o poderoso Império Asteca. Este
fato é objeto de pesquisa de diversos historiadores, que tentam entender como um império
militarizado foi conquistado por um número diminuto de espanhóis. Estas pesquisas
apresentam diversos fatores que explicam tal conquista. Dentre as opções abaixo, qual
NÃO
apresenta um desses fatores? *
Marcar apenas uma oval.
a) As doenças trazidas pelos europeus, que mataram milhares de indígenas.
b) As divisões e tensões internas do Império Asteca, que explorava outros povos.
c) Os poucos recursos naturais que existiam na região do atual México.
d) O entendimento por parte dos espanhóis de questões políticas internas dos
astecas.
Respostas
Conquista do Império Azteca
Vamos à a)
Esta é verdadeira. Os Conquistadores Espanhóis trouxeram muitas doenças que não exitiam na América, tais como varíola, gripe e sarampo. Como não existiam na América, estes povos não tinham imunidade, pelo que rapidamente morriam. Este fator terá sido o principal para o desparecimento dos povos aliados aos Espanhóis. Porém, os Aztecas terão sido dizimados por uma epidemia de tifo, uma doença que não era muito comum na Europa, nem na América. É algo inexplicável.
b)
É verdadeira. O Império Azteca tinha muitos povos subordinados, que tinham de pagar pesados impostos, e de se oferecer como escravos, para serem sacrificados aos Deuses e usados em estudos médicos e científicos. Assim, havia muitas tensões entre o Império. Este facto levou a que os povos subordinados ao Império rapidamente se aliassem aos Conquistadores.
c)
É falsa. Para já, o México já existia, e era o nome dado à região do Império Azteca, embora fosse um pouco maior, pois o México perdeu muito território durante a Primeira Guerra Mundial. Depois, esta região era muito rica em recursos naturais, desde ouro, a prata, a platina (metal muito mais valioso que o ouro e desconhecido dos Espanhóis), a pedras preciosas, a caça em abundância, até a plantas, como o cacau, o milho e o tomate.
d)
É verdadeira. Os Espanhóis trataram de conhecer o funcionamento do Império. Nisto ajudou Malinche, uma rapariga Azteca que fora vendida como escrava, devido a problemas na sua família, e se tornou amante de Hermán Cortés. Contou-lhe o maior segredo dos Aztecas: os Aztecas não lutavam à noite, pois, segundo as lendas, eram filhos adotivos do Deus Huitzilopochtli, Deus do Sol e da Guerra, e tinham as mesmas características que ele. Apesar de conseguirem vencer inúmeras batalhas, à noite perdiam todos os seus poderes. Por outro lado, Montezuma, último Tatloani (Imperador), acolheu Cortés muito bem, dando-lhe o palácio do seu pai para ficar, e conversando com ele sobre o Império e a Mitologia. Além disso, o Conquistador tinha livre liberdade para andar pela capital, Tenochtitlán, o que ele usou para conhecer a sua organização e planear a sua conquista.
Porém, é de realçar que a Conquista do Império Azteca não foi nada fácil. O lado Espanhol, devido às alianças que fizeram, tinha muitos mais soldados que o lado Azteca. Tenochtitlán foi cercada por 7 meses, o cerco mais longo de toda a História Mundial. Houve batalhas, Montezuma foi feito prisioneiro e morto, mas a guerra continuava. Só terminou mesmo quando os Aztecas foram dizimados por uma epidemia de tifo.
Logo, é a c)
Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, escreve nos comentários que eu respondo.
Bons estudos!