Respostas
Resposta:
1-Podemos dizer que houve afogamento quando um líquido de qualquer natureza foi aspirado em virtude de submersão. O afogamento provoca a entrada de água nas vias respiratórias, impedindo a obtenção de oxigênio atmosférico, o que pode causar a morte caso a vítima não seja socorrida a tempo.
2-Além disso, podemos citar como causas de afogamento o mergulho em áreas rasas, que pode levar a traumatismo seguido da aspiração de água, ingestão de bebidas alcoólicas, crises convulsivas, doenças cardiorrespiratórias e câimbras.
3-O primário é aquele em que não existem indícios que justifiquem o afogamento. Já o afogamento secundário é aquele que apresenta uma causa que impediu a vítima de se manter na superfície da água, como uso de substâncias como álcool e problemas cardíacos.
4-Caso o lugar não seja um risco à pessoa que assistirá a vítima, existem 7 procedimentos de primeiros socorros para afogamento que podem ser feitos:
Identificar o afogamento. ...
Pedir ajuda. ...
Ligar para ambulância dos bombeiros no 193. ...
Dar um objeto flutuante para a vítima. ...
Tente prestar o socorro sem entrar na água.
5-Para evitar acidentes é preciso respeitar as faixas e os avisos, além de não entrar em locais onde há alerta de perigo de morte ou em águas poluídas. Muito importante também é nunca deixar crianças sozinhas e, se for andar de barco ou qualquer outra embarcação, usar sempre coletes salva-vidas.