Respostas
Resposta:
montanhas e morros
Explicação:
porque quando as nuvens precisam atravessar um lugar alto ela acaba batendo e água que era para um lugar acaba caindo em outro . aí o lugar sem água entra na seca.
Resposta: Fazendo uma análise sobre a obra e a relação com a seca a miséria e o abandono.
Os corpos, muito magros, traduzem a fome daquele povo e as expressões nos rostos dão conta de expor o desespero daqueles que lutam pela sobrevivência em um país tão desigual.
Criança com barriga d'água , outra triste realidade tratada na pintura é o alto índice de doenças a que essas pessoas estão expostas, sobretudo a população infantil.
Crianças de colo , as crianças são personagens importantes na obra e estão, inclusive, em maioria. As duas crianças de colo exibem aparência fantasmagórica. O bebê, envolto em panos brancos, tem olhos que saltam, observando o mundo assustado. A outra, maior, está apoiada nas ancas da mãe, e exibe uma estrutura raquítica, com os ossos à mostra. Além disso, ela está nua, o que deixa ainda mais evidente a falta de recursos dessa família.
Elas expõem também a alta taxa de natalidade da população carente brasileira. As famílias mais vulneráveis e menos instruídas acabam gerando mais filhos, isso ocorre em grande parte por conta da falta de políticas públicas de conscientização e acesso a meios contraceptivos.
Urubus sobrevoando, traz uma cena em meio à natureza, mas não com uma paisagem bela e inspiradora, e sim, com um panorama desolador.
Isso é notório por conta de vários elementos, dentre eles, os pássaros negros que sobrevoam a família. Percebe-se que essas aves são urubus, que costumam estar sempre em bando em busca de carcaças de animais.
Solo seco e pés descalços , o solo da paisagem é árido, não apresentando nenhum indício de vegetação.
As pessoas estão todas descalças, o que nos traz mais elementos que indicam a pobreza, traz também a reflexão sobre a dureza na jornada dos retirantes, tanto fisicamente como emocionalmente.
Há ainda alguns ossos pelo chão, sinal de que algum animal se decompôs ali. Nessa área da tela, no canto superior, à esquerda, vemos um bando de urubus rente ao solo, representados por alguns pontos pretos. Esses pássaros estariam comendo restos de animais.
Explicação: Retirantes é uma pintura feita em 1944 pelo artista Cândido Portinari.
Créditos para o site "Toda Matéria"