Respostas
Resposta:Embora possua alguns marcos importantes, o Dia da Consciência Negra começou a ser construído em 1970. Na ocasião, um grupo de quilombolas liderado pelo poeta Oliveira Silveira entendeu a importância da criação de uma data para comemorar “o valor da comunidade negra e sua fundamental contribuição ao país.”
Durante as conversas iniciais, a ideia era acolher a data de 13 de maio como referência, mas a legitimidade da data foi questionada. Isso ocorreu pois houve um entendimento que a abolição da escravatura não foi o suficiente para ajudar o povo negro, afinal não houve a inserção deles na sociedade após o fim da escravidão. Inclusive, esse é um dos fatos que mais fortaleceu o racismo no país pós-escravidão.
Então, após uma série de discussões e estudos, o Grupo Palmares (fundado por Silveira) decidiu que a melhor maneira de comemorar o Dia da Consciência Negra seria a data de 20 de novembro, reconhecida como o dia da morte de Zumbi dos Palmares.
Explicação:Para entender a importância de Zumbi dos Palmares, é necessário entender a importância dos quilombos dentro do contexto da escravidão. Estes locais foram importantes refúgios para negros alforriados ou que conseguiram fugir de sua triste situação como escravos. Os quilombos eram a principal forma de resistência do povo negro, mas mesmo assim sofriam ataques do Governo, bandeirantes e colonos. Não há como estimar corretamente o número de pessoas que habitavam ali, mas historiadores debatem que em 1670 o local possuía mais de 20 mil moradores.