Dom Casmurro Cap. XXXII “Olhos de ressaca” [...]Nesta cena, o narrador comprova o que José Dias dissera sobre Capitu. confessa seu amor à amada Capitu. declara sua desconfiança em relação a Capitu. mira demoradamente os olhos de Capitu. questiona Capitu sobre as atitudes. Tinha-me lembrado a definição que José Dias dera deles, “olhos de cigana oblíqua e dissimulada.” Eu não sabia o que era oblíqua, mas dissimulada sabia, e queria ver se podiam chamar assim. Capitu deixou-se fitar e examinar. Só me perguntava o que era, se nunca os vira, eu nada achei extraordinário; a cor e a doçura eram minhas conhecidas. A demora da contemplação creio que lhe deu outra ideia do meu intento; imaginou que era um pretexto para mirá-los mais de perto, com os meus olhos longos, constantes, enfiados neles, e a isto atribuo que entrassem a ficar crescidos, crescidos e sombrios, com tal expressão que... Retórica dos namorados, dá-me uma comparação exata e poética para dizer o que foram aqueles olhos de Capitu. Não me acode imagem capaz de dizer, sem quebra da dignidade do estilo, o que eles foram e me fizeram. Olhos de ressaca? Vá, de ressaca. É o que me dá idéia daquela feição nova. Traziam não sei que fluido misterioso e enérgico, uma força que arrastava para dentro, como a vaga que se retira da praia, nos dias de ressaca. Para não ser arrastado, agarrei-me às outras partes vizinhas, às orelhas, aos braços, aos cabelos espalhados pelos ombros, mas tão depressa buscava as pupilas, a onda que saía delas vinha crescendo, cava e escura, ameaçando envolver-me, puxar-me e tragar-me. Quantos minutos gastamos naquele jogo? Só os relógios do céu terão marcado esse tempo infinito e breve. A eternidade tem as suas pêndulas; nem por não acabar nunca deixa de querer saber a duração das felicidades e dos suplícios. [...] Nesta cena, o narrador
a)comprova o que José Dias dissera sobre Capitu.
b)confessa seu amor à amada Capitu.
c)declara sua desconfiança em relação a Capitu.
d)mira demoradamente os olhos de Capitu.
e)questiona Capitu sobre as atitudes.
G170304:
aLTERNATIVA B
Respostas
respondido por:
40
Resposta:
ALTERNATIVA B
Explicação:
ELE ESTÁ CONFESSANDO SEU AMOR A AMADA CAPITU
respondido por:
26
Na cena acima exposta, o narrador confessa o seu amor à amada Capitu.
A obra citada, Dom Casmurro, pode ser analisada como uma autopsicanálise de Bento Santiago, que vivenciou com Capitu uma história de amor, dotada de um final triste e trágico.
Bentinho era prometido ao Seminário, entretanto, acabou se apaixonando por sua vizinha Capitu, com quem se casou. A história de amor acaba por ganhar destinos trágicos quando Capitu começa a ser alvo das desconfianças e ciúmes de Bentinho.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás