01- Quando se trata de pessoas encarceradas, qual o maior grupo populacional que se encontra preso ou presa? Por que, você acha que isso acontece?
02- Dê sua opinião. Por que os direitos de oportunidades, no Brasil, não é a mesma entre a população branca e a população preta? Cite exemplos.
- Política -
- Mercado de Trabalho -
- Nas universidades (aproveite e comente sobre o sistema de cotas)
- Pesquise uma reportagem, que aborde sobre a ocorrência de Racismo no Brasil. A seguir faça o seu comentário, ou seja, a sua opinião. Cole a reportagem.
Respostas
1- De acordo com o Departamento Penitenciário Nacional (depen,2017) , cerca de 63,7% da população penitenciária brasileira é formada por negros. O percentual de homens presos é de 95% enquanto de mulheres é de apenas 5%. De acordo com estes dados podemos constatar que a população carcerária brasileira é caracterizada por homens negros em sua maioria jovens. Historicamente podemos afirmar que isso acontece porque a população negra possui uma maior vulnerabilidade social, além de ainda sofrer com a desigualdade social .
2- Desde a colonização do Brasil, os pretos estiveram em uma posição inferior em relação aos brancos, pois os mesmos não tinham direito algum sobre seus corpos pois eram escravizados. Após a abolição da escravatura os pretos possuíam direitos civis mínimos, mas ainda não tinham direito a educação e saúde. Hoje ainda há resquícios dessa desigualdade social, pois foram inseridos políticas de cotas que tentam levar igualdade e visibilidade ao preto na sociedade. No entanto, apesar de existirem movimentos negros que diariamente lutam contra o racismo estrutural da sociedade, percebemos que ele ainda existe e causa diferentes contrastes na sociedade. Persistir lutando contra o racismo e a desigualdade social a partir de políticas públicas, é necessário para uma sociedade melhor.