O processo de colonização do Brasil não foi nada tranquilo: os portugueses tiveram que lidar com a população local, que muitas vezes resistiu à ocupação de seu território, e havia outros países, tal como a França, desejando ocupar o espaço recém-descoberto. Para manter o controle sobre a colônia, no âmbito local, os colonos formaram um sistema improvisado de aliança e guerras, casamentos e escravidão, que se mantinha em um equilíbrio precário e logo se desestabiliza ou. Em 1563, ocorreu um abalo catastrófico: uma “peste de bexiga” (varíola) dizimou os índios reunidos no aldeamento jesuítico em Salvador. Debilitados pela imobilidade forçada e pela ausência de defesas contra doenças europeias, milhares de indígenas morreram. Os sobreviventes fugiram pra o sertão. A fome se espalhou entre os brancos que dependiam dos índios para o cultivo de alimentos. Esta foi a primeira crise que assolou os incipientes núcleos de povoamento da colônia. Com base no texto, julgue os itens abaixo e em seguida assinale a única alternativa considerada INCORRETA:
a- Os portugueses adotaram a estratégia de casamento com indígenas para garantir alianças militares contra outros povos, indígenas ou não.
b- As migrações europeias trouxeram pessoas, animais, plantas e doenças alienígenas ao habitat natural do continente americano.
c- Todos os países europeus enviaram grupos de pessoas para ocupar o espaço recém-m-descoberto e, assim, garantir a posse da terra para seus governos, criando colônias no continente americano.
d- Entre os próprios grupos nativos do continente americano, houve migrações provocadas pelas consequências da chegada dos colonizadores europeus.
e- Ao se depararem com a dificuldade de mão-de-obra indígena para o empreendimento colonial, como no caso do aldeamento jesuítico de Salvador , os portugueses iniciaram o processo de migração forçada de africanos para o Brasil.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
b esta errado pois como eles levariam doencas alienigenas?
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás