Causas que ainda hoje ocasionam discriminações Étnicas da matrizes culturais que formam a sociedade brasileira
Me ajudem por favor
Respostas
Resposta:
Percebe-se que, ainda hoje, no Brasil, há uma grande desigualdade étnico-racial, consequência não apenas da discriminação racial realizada no passado, mas, também, de um processo social que transmitiu ao longo da história estereótipos discriminatórios para com esta cultura.
O Candomblé e a Umbanda são as religiões de raízes africanas mais conhecidas e praticadas no Brasil. Segundo Mattos (2012, p. 160) “as primeiras referências do Candomblé no Brasil datam do século XIX” e que a “Umbanda começou a ser praticada no século XX”
Mesmo tendo se passado tanto tempo desde que as religiões de matrizes culturais africanas passaram a fazer parte da cultura afro-brasileira no Brasil ainda persiste um olhar de discriminação e preconceito para com as mesmas.
Isso é fruto de um processo histórico na sociedade brasileira que transmitiu o conhecimento sobre a África, os povos africanos e a cultura afro-brasileira de forma subestimada, muitas vezes se enfatizando seu sofrimento, sua pobreza social e econômica de forma generalizada e deixando de lado seu potencial, sua riqueza, seus valores, sua cultura e sua tão importante contribuição para a formação da sociedade brasileira.