• Matéria: História
  • Autor: ERBGUIZINHO
  • Perguntado 5 anos atrás

“O golpe militar de 1964 instaurou no Brasil uma forte censura, praticada através dos Atos Institucionais (AI’s) criados para aumentar a repressão do Estado sobre a população ou qualquer manifestação que fosse contrária ao governo imposto no país. Não demorou para a música – enquanto manifestação artístico-cultural de forte teor político – estar entre os principais alvos da censura. Mas nem isso calava a voz dos artistas.” A exemplo nós temos o seguinte trecho de música: (0,3) “Hoje você é quem manda Falou, tá falado Não tem discussão A minha gente hoje anda Falando de lado E olhando pro chão, viu Você que inventou esse estado E inventou de inventar Toda a escuridão Você que inventou o pecado Esqueceu-se de inventar O perdão Apesar de você Amanhã há de ser Outro dia Apesar de você. Chico Buarque, 1978.Sobre os artistas, intelectuais e as músicas de protesto NÃO é correta a alternativa:
a) A música de protesto abordava problemas sociais, econômicos e políticos e expressava o ideal de construir uma sociedade mais igualitária.
b) Artistas como Raul Seixas, Caetano Veloso e Gilberto Gil apoiavam em suas composições o regime militar, por isso sofreram exílio.
c) O Cinema Novo defendia a produção, a baixo custo, de filmes que abordassem criticamente os problemas do Brasil.
d) O uso da metáfora foi muito comum na arte daquele período, sobretudo nas composições musicais.

Respostas

respondido por: joaopedrojardimdossa
1

Resposta:

Resposta correta: A

Explicação:

Esse artistas mencionadas na questão eram contra os princípios militantes e se mostravam rebeldes com protestos e ataques, por isso foram exilados.

Perguntas similares