08 - Analise a figura abaixo:
a) Como podemos classificar as retas "r "e "s"?
b) Qual é o ponto em destaque na reta t?
c) Qual é o ponto comum às retas "r" e "s"?
Respostas
.
.
.
.
✍
❄☃ ☘☀
.
☺lá novamente, Geo. Vamos a mais um exercício ❗ Acompanhe a resolução abaixo. ✌
.
Ⓐ✍
.
☔ Ambas as retas r e s, pertencentes a uma mesmo plano, são retas concorrentes. Isso significa que, sendo retas (ou seja, estendendo-se do -∞ até o +∞), elas certamente se cruzarão em um ponto determinado. Elas serão consideradas retas perpendiculares caso o ângulo entre elas seja um ângulo reto, ou seja, de 90º (o que resultaria também em que o coeficiente angular destas retas fosse o oposto do inverso uma da outra), mas como não está indicado nada deste tipo então não temos porquê afirmar que elas sejam perpendiculares.
.
✅
.
Ⓑ✍
.
☔ Na reta t temos em destaque o ponto C, que é um ponto qualquer que pertence a esta reta. Sendo a equação geral das retas da forma
.
.
então temos que o ponto C = (x, y) fará parte da reta t se, e somente se, ao substituirmos os valores de x e y do ponto C na equação da reta t a nossa igualdade se mantiver.
.
✅
.
Ⓒ✍
.
☔ O ponto comum entre as retas r e s é o ponto M. Este ponto pode ser encontrado, caso tenhamos as equações das retas r e s, ao igualarmos ambas as equações. Fazendo isto encontraremos sua coordenada em x e em seguida, substituindo este valor em qualquer uma das duas, encontraremos também sua coordenada em y, o que nos dará o seu "endereço" na forma de um par ordenado.
.
✅
.
.
.
.
☁
☕
() ☄
✍
❄☃ ☘☀
.
.
.
.