O ideal de vida medieval está na atividade contemplativa. EXPLIQUE essa afirmativa.
HELPPPPP
PRECISO DA RESPOSTA PRA ONTEM
Respostas
Resposta:
Aristóteles acreditava que a máxima felicidade que o homem poderia alcançar era através de uma vida contemplativa. Esse era o tipo de vida que mais agradava aos deuses, e que era inatingível pelos animais ( 1178 b). A felicidade é uma forma de contemplação, e o homem que pode exercer essa atividade é o mais feliz dos homens. Agora, para atingir essa felicidade, diz Aristóteles na Ética a Nicômaco, ” o homem feliz, enquanto homem, necessita também de bens exteriores, pois a nossa natureza não basta a si mesma para os fins da contemplação. Nosso corpo também necessita, para ser saudável, de ser alimentado e cuidado; entretanto, não se deve pensar que o homem, para ser feliz, necessite de muitas ou de grandes coisas, só porque não pode ser sumamente feliz sem bens exteriores.”( 1179 a) Continua o filósofo grego dizendo que para praticarmos a virtude, não necessitamos de ser donos da terra e do mar, basta um mínimo de bens materiais para que isso possa ser feito.
Existe também outra exigência feita ao homem para que a vida contemplativa seja possível: que ele possua amigos. Aristóteles defende a importância da amizade para que a mente funcione melhor e a virtude possa ser exercida. Imaginar, diz ele, que um homem enfermo ou torturado, e que não possua amigos possa ser feliz ,é algo desumano. O homem é um ser político ( Zoon Politikon), e não pode viver de uma maneira solitária, ao menos que seja de uma forma que Aristóteles não conhecia, que era a vida consagrada a Deus e à contemplação.
Aristóteles conclui sua reflexão afirmando que o homem que cultiva a razão parece ser o mais caro aos deuses, pois aquele que têm maior afinidade com a razão, e conduzem-se com justiça e nobreza, possuem maior semelhança com os deuses, de maneira que no nosso mundo os que mais possuem essas qualidades são os filósofos. Tanto Aristóteles quanto Platão acreditavam que o homem, e o filósofo em especial, deveriam ser seres políticos. Na República, após o filósofo ter contemplado a verdade( Ideia), Platão o faz descer novamente à caverna para libertar seus companheiros prisioneiros, o que significa, segundo Eric Voegelin, que o filósofo não pode ser apolítico, mas que deve se sacrificar à Polis. Aristóteles definia a vida apolítica como algo bestial e associal. O filósofo deve ser político, e tem que ajudar a construir a Pólis Eudaimon, construindo a cidade que mais está adequada à vida contemplativa. Dessa forma, Aristóteles pode afirmar que o filósofo é o mais feliz dos homens.
se eu tiver ajudado, favorita minha resposta! desde já agradeço :)