01- Do século V no século XV a sociedade europeia viveu sob as regras e costumes do medievalismo,
em que predominava a ruralização, descentralização politica, poucas rotatividade comercial e
submissão aos dogmas da Igreja Católica. A crise do século XIV, com doenças guerras, rebeliões
e mortes prepararam esta sociedade para o rompimento com a era medieval e adentrando numa
fase chamada de Idade Moderna. Compare as sociedades da Era Medieval com a Era Moderna e
aponte as diferenças resultantes dessa passagem nos campos: politico, social, econômico, cultural
e religioso
SUOESTÃO PARA FACILITAR A RESPOSTA A ESSA QUESTÃO
Mudanças
Idade Moderna
Idade Medieval
Politicas
Sociais
Econômicas
Religiosas
Respostas
idade moderna
politica; O poder era voltado somente aos reis e ao Estado, neutralizando a participação dos cidadãos nas decisões políticas
sociais; Idade Moderna é o período compreendido entre a Idade Média e a Idade Contemporânea. Foi nesse período que surgiram as bases sociais e econômicas da sociedade atual.
econômicas; um severo sistema de monopólio por parte das colônias no ultramar, causado, principalmente, pela necessidade que as rotas comerciais tinham para pela metrópole.
religiosas; enquanto os reinos germanos se formavam e se convertiam ao catolicismo (muitas vezes foram obrigados a isso de forma violenta), a Igreja ia firmando alianças políticas e ampliando sua autoridade
idade medieval
política; A sociedade feudal era estamental, isto é, dividida em classes com funções muito bem definidas, e na qual a ascensão social era bastante difícil.
sociais; Nesse sistema, terras eram concedidas por um suserano ao seu vassalo em troca de fidelidade e ajuda militar.
econômicas; (séculos V-X)nesse período, houve baixa produtividade, poucos bens de consumo, comércio extremamente tímido e pequena circulação de moedas
religiosas; Por fim, a Alta Idade Média foi marcada pelo surgimento do islamismo. Essa religião surgiu no século VII, por meio de Muhammad, seu profeta.
Explicação passo-a-passo:
espero ter ajudado (~ ̄▽ ̄)~
A sociedade medieval era, na política, descentralizada, socialmente hierarquizada, com discriminação legal que favorecia os nobres e o clero e prejudicava os demais, tinha por base econômica a agricultura e feudos isolados, de modo que o comércio havia entrado em declínio. A religião era o "centro" da vida cultural medieval, justificando a política, a desigualdade social e o modelo econômico.
Já a sociedade moderna era politicamente mais centralizada, tendo passado por processos de unificação nacional. A sociedade ainda era bem desigual, mas agora havia uma nova classe de pessoas, a burguesia, com poderes econômicos, e não mais apenas a nobreza. A economia se baseava no comércio e não era mais tão isolada, tendo perdido também a Igreja, em especial a partir do século XVI, grande parte de seu poder político.