1) O clientelismo é uma prática comum na política mundial. Fale um pouco sobre
seu conceito e como se apresenta no Brasil.
Respostas
Resposta:
Clientelismo no Brasil
Durante a Primeira República, uma das relações de desigualdade em que o clientelismo se baseava era entre os camponeses e os coronéis. Nesse período, havia nessa relação um componente afetivo e pessoal, tornando o coronel um provedor benquisto nas casas das pessoas.
Após 1930 e a urbanização, o clientelismo passou a se apresentar como uma relação mais mercantilizada na forma de compra de votos, ao invés do aspecto afetivo que havia antes com os coronéis. Assim, a dependência também parece diminuir e a competição política aumenta.
Atualmente, diversos autores defendem que com a maior mobilidade social e a distribuição de renda, a necessidade de depender de lideranças políticas diminui, e assim também se reduz o clientelismo. Além disso, o próprio desenvolvimento da democracia deveria minar esse fenômeno
Explicação:
O clientelismo é uma relação de benefício mútuo entre pessoas em posições sociais desiguais. Geralmente, ela se dá entre lideranças políticas com grande poder aquisitivo e por indivíduos do “povo”, frequentemente de classes mais pobres. Assim, o segundo polo, o “cliente”, pede benefícios pessoais ao líder político, que ganha em votos e prestígio, por exemplo. Entenda mais a seguir.