Construção da identidade como processo de socialização.
Na sociedade moderna, um dos temas mais utilizados para refletir sobre a relação entre indivíduo e sociedade é o da identidade social. Produto direto da interação entre o indivíduo e a coletividade, a identidade social é o modo pelo qual os indivíduos se percebem no mundo e definem sua maneira de interferir nele. Se decodificamos o mundo mediante a cultura, é pela identidade social que o classificamos, nos damos conta de sua diversidade e nos posicionamos nas questões do dia a dia. As mudanças ocorridas no mundo nas últimas décadas do século XX modificaram a posição de relativa estabilidade no modo como essa identidade era construída, assim como intensificaram o debate acerca do tema nas Ciências Sociais, especialmente na Sociologia. O processo de construção da identidade social espelha a maneira como se efetiva a relação entre o indivíduo e a coletividade em determinada estrutura social. Um exemplo Para o sociólogo francês Robert Castel, a extensão do assalariamento no século XX possibilitou a construção de uma identidade social de trabalhador assalariado. Nesse contexto, a mediação entre o indivíduo e a sociedade se dá na esfera do trabalho. É pela inserção profissional que ele se constrói como sujeito e estabelece sua relação com a coletividade.
Questão única: Com base nas afirmações tecidas acima e conhecimentos adquiridos nas aulas disserte de forma analítica, exemplificando quando necessário, os conceitos de socialização e relações de interinfluências entre indivíduo e sociedade.
Respostas
respondido por:
3
É pela inserção profissional que ele se constrói como sujeito e estabelece sua relação com a coletividade.
espero ter ajudado;)
EricLopesMG:
Sim, mas... tenho de dissertar de forma analítica, exemplificando quando necessário, os conceitos de socialização e relações de interinfluências entre indivíduo e sociedade. E é justamente isso que não sei
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás