PET Avaliativo ED Física
01 - VACINAÇÃO Por que antivacinas optam por não imunizar seus filhos? Movimento antivacinas surgiu após estudo fraudulento publicado em importante periódico científico. O movimento ganhou força principalmente após a publicação de um artigo científico na revista Lancet (um dos mais importantes periódicos sobre saúde do mundo) no ano de 1998, no qual o médico inglês Andrew Wakefield associou o aumento do número de crianças autistas com a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba. Isso foi o suficiente para que pais assustados deixaram de vacinar os filhos. Entretanto, alguns anos depois, descobriu-se que o médico, na verdade, recebia pagamentos de advogados em processos por compensação de danos vacinais. A própria revista Lancet foi obrigada a se retratar, mas o estrago já estava feito Drauzio - Saúde pública. Por que os antivacinas optam por não imunizar seus filhos, 2020.
Estes efeitos do estudo antivacina é fato ou fake? Explique como funciona o processo de imunização através das vacinas e como elas são feitas. Explique também quais são as maiores dificuldades que os cientistas encontram para fabricar uma vacina eficaz contra a covid 19.
Respostas
Resposta:
Fato. A lógica da vacina é tentar estimular o organismo a produzir anticorpos sem que ele precise ter ficado doente antes. Tentamos apresentar ao sistema imune a bactéria ou vírus de forma que haja produção de anticorpos, mas não haja desenvolvimento da doença. Geralmente uma vacina age apenas contra um único germe. Entre as dificuldades para desenvolver uma nova vacina estão vírus e bactérias que evoluem muito rapidamente, ou seja, sofrem mutações frequentes, até de uma geração para outra.
Explicação:
Resposta:
Fake. Segundo o médico oncologista e escritor Drauzio Varella, diz que "as vacinas foram o maior avanço da história da medicina". As vacinas agem estimulando o sistema imunológico a produzir anticorpos, que podem combater doenças infecciosas, tornando o indivíduo imune às mesmas.O objetivo das imunizações é estimular o organismo a produzir anticorpos contra determinados germes, principalmente bactérias e vírus. "Há dois obstáculos para desenvolver uma vacina, o cientifico, imposto pela biologia da doença ou patógenos, do qual não temos controle mas que pode ser vencido; e o outro, que é vergonhoso, a falta de investimento", diz Walter Beys da Silva, da Faculdade de Farmácia, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).