Analise o poema “O analfabeto político” de Bertolt Brecht para em seguida escrever um texto interpretativo sobre o mesmo. (10 linhas)
Preciso disso hoje, responda certo e ganhe 90 pontos!!!
Respostas
Resposta:
Analfabetismo político: Por mais que você queira se manter longe do “circo político”, a política influencia constantemente nossas vidas. O preço dos bens de consumo e dos serviços, o acesso à saúde e a educação e até mesmo o uso da internet pela qual você está lendo este post, são permeados por desejos políticos.
E, neste momento em que o país passa por grave crise política e econômica, mais do que nunca você deve se afastar do conceito de “analfabeto político”.
É muito comum associarmos a palavra analfabeta a alguém que não saiba ler nem escrever, porém, como vimos acima, ser analfabeto vai, além disso.
Para Bertold Brecht (1898-1956) dramaturgo, romancista e poeta alemão, que pôs sua obra toda à esclarecer as questões sociais, sobretudo as questões políticas, o pior dos analfabetos “é o analfabeto político”.
O poema “O analfabeto político” de Bertolt Brecht sugere que a falta do entendimento sobre o que é realmente a política é danoso, não só ao nível individual, mas também no âmbito coletivo.
O autor sugere uma reflexão sobre a cultura de se odiar a política, que para algumas pessoas é uma atitude inteligente, pois foram condicionadas a acreditar que política está relacionada aos partidos políticos, aos políticos que ocupam cargos, e que quase sempre parecem indecentes e corruptos.
Política surge de um ato crítico e reflexivo de participação nas atividades democráticas de uma nação, portanto, se recusar a participar da política de onde se vive com base em achismos e esterótipos, é segundo o autor, uma forma grave de analfabetismo.
Este é o texto em estudo:
O Analfabeto Político
O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão b∪rro que se orgulha e estufa o peito dizendo que deia a política. Não sabe o imbeciI que, da sua ignorância política, nasce a prstituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio dos exploradores do povo.
Aprenda mais: https://brainly.com.br/tarefa/39971998
Bons estudos!