Questão 1: Quando, onde e quais são as principais mudanças causadas pela Revolução Industrial?
Questão 2: Quais são as principais características do Iluminismo?
Questão 3: _A Revolução Francesa foi resultado da crise política, econômica e social que a França
enfrentou no final do sécuilo XVIII. Essa crise marcou o fim da monarquia absolutista que existia na
França há séculos e da antiga ordem de privilégios que constituía o Antigo Regime Francês. Nessa
época, a França era governada por Luis XVI, e a sociedade era dividida em classes sociais,
conhecidas como Estados: Primeiro Estado: clero: Segundo Estado: nobreza: Terceiro Estado: povo.
( ) CORRETA ( ) INCORRETA
Questão 4: Apresente as caractéristicas dos seguintes grupos.
a) Girondinos:
b) Jacobinos:
c) Planície:
Respostas
1)O processo de industrialização, iniciado no século 18, causou grandes transformações no mundo. As principais delas são a urbanização, o crescimento demográfico e o surgimento do operariado, com a exploração do trabalho. Além disso, ocorreu uma mudança da noção de tempo.
2)As principais ideias iluministas são a consciência individual autônoma, a noção de progresso, o caráter pedagógico, o pensamento laico, a autoridade do ser humano, a razão como principal forma de conhecimento, a liberdade religiosa e o liberalismo econômico e político.
3)correta
4)a)Os Girondinos faziam parte um grupo político moderado durante o processo da Revolução Francesa. ... Eram assim chamados, pois faziam parte do partido político conhecido como Gironda. Liderados por Jacques Pierre Brissot, os Girondinos compunham o Terceiro Estado, junto com os Jacobinos e os Cordeliers.
b)As suas principais características foram o seu caráter autoritário e centralizador: os próprios jacobinos acusavam as pessoas de crimes, os julgavam e condenavam à morte, de modo que executaram um grande número de pessoas que consideravam "inimigos do povo" - dentre eles o Rei, a Rainha e o cientista Lavoisier
c)Planície é uma categoria de relevo relativamente recente que se localiza em regiões de baixas altitudes, geralmente próximas ao nível do mar. Suas superfícies são pouco acidentadas e normalmente planas. Forma-se pelo acúmulo de sedimentos provenientes de áreas mais altas que a rodeiam.